Para um negócio sobreviver e continuar gerando lucro, é muito importante que o gestor esteja sempre antenado em formas de manter-se competitivo no mercado. Uma das maneiras de fazer o empreendimento crescer é buscando
atrair novos clientes para os supermercados.Entre as razões para a falta de sucesso das empresas está a ausência de inovação, a baixa negociação de prazos com fornecedores e o pouco planejamento, além de problemas na gestão. Deixar de ter atenção a esses pontos pode prejudicar — e muito — o crescimento do negócio.Pensando nisso, preparamos este artigo para você saber como atrair novos clientes para o supermercado. Confira!
Conheça o seu público-alvo
Saber quem é o seu público-alvo é fundamental para aumentar o poder de
persuadir os clientes. Se muitas famílias frequentam o supermercado, é uma boa opção colocar os produtos destinados às crianças (como biscoitos e salgadinhos) em prateleiras mais baixas.Distribuir os itens mais caros nas estantes mais visíveis e chamativas também é uma dica clássica para quem deseja aumentar o lucro. Isso faz com que o consumidor encontre o que procura com muito mais facilidade.
Aposte em divulgação nas redes sociais
Fazer um
uso inteligente do site e das redes sociais também é crucial para gerar mais oportunidades de venda. Utilize esses canais para divulgar as ofertas do dia e da semana e invista em artes atraentes e cheias de imagens para despertar o interesse dos consumidores.Trabalhe os anúncios com foco no público local e procure levar o nome do seu supermercado para pessoas que
ainda não o conhecem. Use as redes sociais para tirar dúvidas e oferecer ao cliente a informação que ele procura.
Ofereça produtos diferenciados
Tente buscar novos nichos do mercado ao escolher os produtos que vai vender. Hoje em dia, é muito importante pensar no público
vegetariano e vegano e nas pessoas com restrições alimentares.De acordo com uma
pesquisa realizada pelo IBOPE em 2018,
14% da população se declara
vegetariana. O número representa um aumento de
75% em relação a 2012, e tende a crescer ainda mais com a busca por uma alimentação mais saudável, sustentável e ética.
Destaque-se da concorrência
Ao escolher o local de compras, o consumidor avalia as vantagens que cada supermercado oferece. Para
aumentar o número de clientes, é preciso
proporcionar benefícios que os seus concorrentes não têm.Para isso, é necessário observar pontos como:
- ter um atendimento atencioso, rápido e prestativo;
- oferecer produtos frescos e de qualidade;
- disponibilizar um cartão com ofertas exclusivas.
Disponibilize descontos
Descontos são ótimas formas de limpar o estoque daqueles produtos que não vendem tão bem. Além disso, essa ação pode ser a porta de
entrada para novos clientes, que podem se fidelizar.No entanto, é importante ter cuidado ao oferecer descontos muito altos. Faça uma análise dos valores para que o negócio não fique no prejuízo com as vendas. Uma boa alternativa é fazer promoções no estilo “pague 2, leve 3”.As formas de consumir e se alimentar estão mudando.
Diversificar o mix de produtos para diferentes nichos do mercado
sem perder a qualidade faz com que seja possível atrair novos clientes para os supermercados. Assim, o setor aproveita uma tendência mundial — como o veganismo — para vender ainda mais.Gostou das dicas? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades! Estamos no
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