Por que diversificar o mix de produtos da sua empresa? Saiba aqui!

Uma boa estratégia para aumentar o alcance de mercado e alavancar as vendas é adotar a diversificação do mix de produtos, que é o conjunto de itens individuais em suas diversas linhas e subdivisões. A ideia é atrair determinado público-alvo (no caso, o mercado vegano) ao disponibilizá-lo em uma loja.

Neste post, mostraremos a importância de diversificar e ter um mix de produtos que atenda a todas as necessidades de consumo dos clientes, assim como os benefícios de adotar essa tática. Confira!

Quais são as vantagens da diversificação do mix de produtos?

Além de ajudar a marca a faturar mais, uma diversificação no mix de produtos favorece o estreitamento do relacionamento com o cliente e tudo isso acontece em função das vantagens que citamos abaixo.

Atende às necessidades dos clientes

Os consumidores que mantêm uma nutrição vegana se sentem cada vez mais satisfeitos com a oferta de uma grande variedade de produtos, que, por sua vez, também têm preços diferentes dentro de suas categorias.

Nesse cenário, é muito provável que eles consigam suprir suas demandas de compra em um mesmo local com níveis de preço diferenciados, o que contribui para a retenção e fidelização da clientela.

Aumenta a vantagem competitiva

A partir do momento em que você oferece um mix de produtos mais completo em relação aos disponíveis na concorrência, seu empreendimento ganha vantagem competitiva, visto que amplia o movimento de pessoas interessadas em comprar e fica mais atraente para o público.

Afinal de contas, com um mix adequado, você consegue atingir um número maior de veganos, porque o seu negócio oferece o que eles estão procurando. Podemos comparar com um jogo de probabilidades: quanto mais ofertas, maiores serão as chances de agradar.

Eleva o ticket médio

Mais do que comprar só o necessário, o cliente acaba contando com uma enorme variedade de mercadorias à sua disposição. Isso pode parecer simples, mas provoca nele a lembrança de algo que precisava comprar ou a decisão de levar mais um item só pelo fato de ver que aquilo estava disponível naquele momento.

Desse modo, um dos principais benefícios da diversificação do mix de produtos é o aumento do ticket médio de vendas, que consequentemente alavanca o faturamento do seu negócio.

Como variar o mix de produtos?

Algumas medidas simples e de custo baixo devem ser aplicadas na hora de diversificar o mix de produtos do empreendimento. Conheça a seguir algumas delas.

Disponibilize itens que são procurados pelos clientes

Pense sempre que o aumento da variedade no mix de produtos deve levar em conta as demandas do cliente e não a ocupação de espaços vazios nas prateleiras da sua loja. Assim sendo, antes de escolher quais itens serão vendidos, é preciso se certificar de que a sua marca tem aquilo que o cliente quer e que o preço de venda está bom para eles.

Por exemplo, estamos falando de um público que tem muito interesse em refrigerados e congelados de origem vegetal. Além disso, observe se realmente haverá procura por novas alternativas de produtos veganos lançados no mercado.

Ofereça produtos relacionados

A oferta de itens relacionados nada mais é que uma prática conhecida como cross merchandising. Isso significa expor em sua loja mercadorias de categorias diferentes lado a lado. Para caracterizar essa estratégia, basta imaginar que seriam produtos que, em princípio, você não colocaria juntos no mesmo setor quando fosse pensar na disposição do seu ponto de venda.

Por exemplo, uma boa dica é colocar snacks veganos e sucos naturais na mesma prateleira, porque a associação é naturalmente feita pela pessoa quando ela consome esses produtos. A ideia é despertar a compra por conveniência ou até mesmo por impulso.

Por fim, na hora de diversificar o seu mix de produtos, lembre-se da importância de avaliar bem o mercado e sobretudo de procurar entender o que o público vegano deseja com o intuito de ofertar itens com maior probabilidade de aceitação.

Se você gostou dessas dicas, veja também 3 motivos para investir em produtos veganos na sua empresa.

  • Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Super fresco e saboroso! A combinação perfeita!🤩💚 📝 Ingredientes  • 1 bague…
  • Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano de copinho com creme de damasco Fala VegLover! Fiquei sabe…
  • Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano Sim, o natal é mesmo a melhor época do ano🎄! E para celebrá-lo …
  • Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico e Vegano  Aqui vai mais uma opção saborosa para inici…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Vida Veg. Todos os Direitos Reservados - By Next4.