Neste post, você vai entender de uma vez por todas as diferenças entre essas duas palavras que ainda confundem a cabeça de muita gente e, em algumas situações, rendem assunto na roda de amigos e nos encontros em família. Veja só:
Vegetarianismo, não é moda, é uma escolha:
Quem é vegetariano opta por não se alimentar de nenhum tipo de carne, incluindo: aves, mariscos, peixe e outros produtos de origem animal. Eles priorizam uma rotina alimentar ricas em frutas, legumes, verduras, hortaliças, leguminosas, grãos, sementes…
Até aqui tudo certo! Agora vem o ponto que deixa a galera confusa. Dentro desse tipo de dieta existem variações:
- Ovo-lacto-vegetarianos: não comem carne animal, mas se alimentam de ovos, leite e seus derivados.
- Lacto-vegetarianos: são aqueles que não comem nem carne e nem ovo. Mas tá liberado derivados do leite. Então não estranhe ao ver algum vegetariano tomando iogurte.
- Ovo-vegetarianos: evitam todos os produtos de origem animal, porém consomem ovos.
Dentro desse universo não há uma regra absoluta, cada um ajusta a alimentação de acordo com a sua necessidade, seja por restrição alimentar, qualidade de vida ou ambiental.
Veganismo, não é algo passageiro, é um estilo de vida
Ao contrário dos adeptos ao vegetarianismo, que além de não comerem carne e podem alternar entre ovos e laticínios, com os veganos a pegada é outra. Eles não consomem nada que venha de origem animal, incluindo: comida, vestuário e entretenimento. E isso, não envolve apenas os laticínios, mas também o mel e os ovos. A dimensão é muito maior, por isso é tratado como um estilo de vida.
Agora quando te perguntarem ou alguém não souber o que difere um do outro, você vai dar um show na explicação.
Vamos um pouco mais adiante, ainda tem aquelas pessoas que não são nem vegetarianos e nem veganos, mas fazem a sua parte, reduzindo o consumo de proteína animal. Eles também merecem destaque:
- Flexitarianos neste grupo, estão os que adotam a Segunda sem Carne, escolhem um ou mais dias da semana pra não comer nada de origem animal.
- Pescetarianos: o cardápio do dia a dia inclui todos os tipos de peixes, frutos do mar, além de ovos e laticínios, deixando de fora carnes, aves e derivados.
Pra quem não sabe: oito curiosidades sobre esse universo
- Esse movimento de conscientização sobre os impactos do consumo de carne vem desde o século passado, mais precisamente, em 1847, na Inglaterra.
- O termo “vegan” ou “veganismo” não é algo inventado nos dias atuais. Pelo contrário, ele surgiu em 1940, por Donald Watson, um carpinteiro. Visionário, ele também fundou a Vegan Society.
- O filósofo grego Pitágoras era adepto e defensor da alimentação vegetal.
- Um dos maiores gênios da história, Leonardo da Vinci era vegetariano.
- Platão acreditava que uma sociedade que se alimenta de carne necessita de mais médicos.
- Einstein, acreditava que somente a dieta vegetariana poderia contribuir para a saúde humana, como também aumentar as nossas chances de sobrevivência na terra.
- A escritora britânica Mary Shelley, autora de Frankenstein era defensora do vegetarianismo.
- Os indianos são os menores consumidores de carne do mundo.
Deu pra ver que o veganismo e vegetarianismo já existem há muitos e muitos anos. Filósofos, pensadores, escritores, grandes nomes da nossa história já viviam este estilo de vida. Que tal aproveitar e dar uma navegada no nosso site para conhecer toda a linha de produtos da Vida Veg? Confira as lojas físicas e online mais próximas acessando nosso site: Onde encontrar.