Falta pouco mais de um mês para o Dia Mundial Sem Carne, que é celebrado no dia 20 de Março. Este post está algumas semanas adiantado justamente porque a causa é nobre e todos podemos contribuir.
O nosso convite é não esperar a data pra mudar, mas fazer parte da mudança hoje. E aí, tamo junto?!
Quem sabe até lá, já tenhamos adquirido novos hábitos, estejamos mais comprometidos com a vida, com a nossa existência e, consequentemente, com o planeta.
Ambientalistas já mostraram por “a mais b”, a importância de prestarmos atenção na forma como nos relacionamos com a natureza, consumimos e até o que colocamos no nosso prato.
Ao contrário do que muita gente pensa, a alimentação saudável vai muito além das questões de saúde, de prevenção e tratamentos de doenças. Ela também está relacionada com mudanças climáticas, a emissão de gases e efeitos estufa e, consequentemente, com a forma de uso da terra.
A boa notícia é que ao optar por uma alimentação mais consciente, consumindo menos produtos de origem animal, é possível não só equilibrar a saúde do corpo, mas também do planeta. E podemos provar:
10 motivos reais que mostram os benefícios da dieta vegetal para o meio ambiente:
- Minimiza os impactos ambientais
- Estimula um menor uso da terra
- Reduz as emissões de gases de efeito estufa
- Diminui o aquecimento global, logo as mudanças climáticas.
- Preserva a biodiversidade
- Contribui para o bem estar dos animais
- Dificulta a contaminação da água, do solo e do ar.
- Abre espaço e valoriza os pequenos produtores
- Poupa nossos recursos naturais, evitando desperdício.
- Deixamos de emitir CO2
Se faz bem para a natureza, imagina pra gente! A ideia é levar informação, conscientizar e mostrar que podemos com pequenas iniciativas, lá na frente, colher bons frutos.
Diminuir o consumo de carne, mesmo que seja uma única vez na semana faz diferença e tem o seu valor. Iniciativas como a Segunda Sem Carne, convida as pessoas a experimentar novos sabores, substituindo a proteína animal pela vegetal.
Os médicos são unânimes ao afirmarem os ganhos de uma dieta à base de plantas e vegetais para organismo: diminui os riscos de doenças como hipertensão arterial, obesidade, câncer, diabetes, cardiovasculares e até crônicas.
Adotar um novo hábito leva tempo! Entretanto, podemos começar melhorando nossas escolhas, priorizando ingredientes naturais ao invés dos industrializados no preparo das receitas do dia a dia. Substituir o leite de vaca pelo de amêndoas. O queijo minas pelo queijo vegano à base de castanha de caju. Tá vendo, o que não falta é opção.
Se empolgou! Que tal começar por uma transição alimentar? Aqui vão cinco passos:
- O nome já diz: transição. Portanto, desacelere. Você pode começar pela Segunda Sem Carne, não consumindo nenhum alimento de origem animal.
- Depois, substitua a carne por outra fonte proteica em algumas refeições por semana. Opte pelo que mais gosta, respeite o seu processo. E valorize pequenas conquistas.
- Liste o que consome regularmente e vá adicionando novas opções mais naturais.
- Aposte em novas receitas e aprenda sobre outras culinárias. Permita-se novos sabores.
- Leia os rótulos. Avalie os nutrientes de cada alimento e certifique-se que está consumindo aquilo que se propôs.
Ao contrário do que se pensa, montar uma refeição vegetariana é bem mais simples. Basta ter sempre grãos, leguminosas, legumes coloridos, verdes escuros, sementes. Simples assim!
E conte com a linha de produtos da Vida Veg, que são excelentes opções não só nas substituições do dia a dia, como também no momento de transição alimentar. E você nem precisa ser vegano ou vegetariano pra provar.
Ao escolher a linha você estará consciente de consumir ingredientes de qualidade, totalmente naturais, que promovem bem-estar, saúde e ainda é amiga do meio ambiente. Dá só uma olhada, os números falam por si só:
- Preservação de mais de 33 mi m2 de terra.
- Reciclagem de mais de 115 toneladas de plásticos e papel pelo EuReciclo.
- Deixamos de emitir mais de 10,3 mi de CO2
- Economia de 1.270 mi de litros de água.
Abaixo algumas sugestões de produtos da Vida Veg para você conhecer:
Manteigas e cremes veganos? Sim! Todos à base de castanha e caju, com toque especial do sal do himalaia, cremes, toque de ervas finas e pesto e ainda homus de pasta de grão de bico. Dá pra reunir os amigos em casa e preparar canapés e aperitivos deliciosos.
Alô quem não abre mão do leite do dia a dia! Experimente a linha Vegmilk. Essa é uma alternativa saudável, com as mesmas quantidades de proteína e cálcio do leite de vaca, só que menos 70% de carboidrato e zero lactose.
Amamos queijo, vegano! À base de castanha de caju nas versões, mussarela, minas frescal, minas padrão, parmesão e até fondue. Além de saborosos, eles derretem e gratinam, impossível suas receitas não ficarem deliciosas.
Iogurte: dia sim e dia também! Só que vegano! Em diversos sabores: morango, coco, mix de banana, mamão e maçã, grego tradicional e mousse de chocolate.
Requeijão? Temos! Tradicional, ervas finas e defumado.
E as proteínas? Estão aqui e ainda dá pra levar onde você quiser. Em garrafinhas nos sabores de pasta de amendoim, cookies and cream, morango.
Confira as lojas físicas e online mais próximas acessando nosso: Onde encontrar.