De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), 7,6 milhões de brasileiros são vegetarianos e desse total, boa parte é vegana.
Ainda, de acordo com a SVB, pelo menos 28% da população brasileira tem tentado comer menos carne.
Os motivos para aderir a uma dieta baseada em produtos naturais são os mais diversos.
Afinal, diante de um número tão grande de pessoas mudando seus hábitos alimentares, as motivações são diferentes.
Para muitos, a crueldade animal é o ponto de partida, mas, outros investem nos produtos veganos por conta dos danos que ingerir carne podem trazer ao meio-ambiente, por questões de saúde etc.
Ainda que já existam milhões de vegetarianos e veganos no Brasil, outras tantas pessoas têm curiosidades em torno do tema ou desejam mudar seus hábitos.
Até mesmo aqueles que já não consomem carne têm dúvidas em relação ao assunto.
Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar as principais diferenças entre o veganismo e o plant based.
Para que cada dia mais pessoas possam aderir a esta filosofia com mais informações e ainda desmistificar o pensamento de que a dieta a base de produtos veganos é insossa.
Para saber mais sobre o tema, acompanhe este artigo!
Quando pensamos sobre o veganismo ou quando alguém se diz vegano, a primeira coisa que vem à cabeça é que esta pessoa não come carne e derivados animais.
No entanto, quando se trata do veganismo, o assunto vai muito além de uma dieta com produtos veganos como base.
Ser vegano está mais para uma filosofia e um estilo de vida. Sendo assim, afeta todas as escolhas de vida e não está somente relacionado à alimentação.
De forma resumida, o veganismo é uma filosofia de vida na qual o praticante, digamos assim, não consome nada que tenha origem animal.
O principal foco está na dieta, que é feita à base de produtos naturais. Mas também engloba não fazer uso de produtos de beleza, cosméticos, roupas e qualquer outro produto que possa ser de origem animal.
O vegano também busca manter o consumo sustentável, por isso, é comum que muitos praticantes do veganismo busquem produtos veganos em empresas sérias e sustentáveis ou de pequenos produtores.
Desta forma, toda a cadeia de produção é analisada antes da escolha de um alimento, roupa, cosmético.
Nada que tenha origem animal, seja testado em animais ou algo do tipo, faz parte da vida do vegano.
O termo plant based vem do Inglês e significa baseado em plantas, mas os adeptos dessa dieta no Brasil o chamam pelo termo em Inglês.
Ser plant based significa manter uma dieta a base de produtos naturais, vegetais e mais especificamente, plantas.
O plant based, como foi apresentado nos anos de 1980 pelo Dr. Colin Campbell, mantém uma dieta rica em vegetais, com baixa ingestão de gordura e evita o consumo de alimentos de origem animal.
Quem é plant based transforma sua alimentação apenas por pensar em fatores relacionados à saúde.
Pelo menos no primeiro momento, nada tem a ver com estilo de vida, ética ou moral.
Quando surgiu, na década de 1980, o plant based era ligado apenas ao consumo de vegetais, produtos integrais e o mais natural possível.
Já nos dias atuais, o termo também pode se relacionar a produtos veganos e a alimentos produzidos à base de plantas.
Uma curiosidade sobre o termo plant based é que nem sempre ele vai se referir a produtos veganos ou naturais.
Muitas pessoas que adotaram essa dieta à base de plantas não gostam de dizer que são veganos. Primeiro, porque não são; segundo, porque ainda existe muito preconceito com pessoas que optam por este estilo de vida.
Por isso, é importante desmistificar o que significa cada nomenclatura, quais as características de cada tipo de alimentação e qual a filosofia de vida de cada um.
Desta forma, além de diminuir o preconceito que estas pessoas, veganas ou plant based, possam vir a enfrentar, ainda auxilia a levar informação para quem deseja aderir às práticas, por exemplo.
Agora que os termos estão mais claros, fica mais fácil identificar as diferenças entre os praticantes de cada um deles.
Veja agora quais as principais diferenças e com qual dessas práticas você mais se identifica:
Isso ocorre porque, como dissemos acima, muitas pessoas não entendem bem o veganismo e para se fazer entender e estar presente na vida de quem busca uma alimentação mais saudável, marcas veganas optam por esta descrição.
O fato é que ambas as práticas estão em crescimento no Brasil e no mundo e é importante se atentar aos produtos que são incluídos nessas dietas. Se atentar aos rótulos, aos ingredientes e demais informações contidas nas embalagens, é fundamental para isso.
Buscar marcas sérias e produtos veganos que estejam alinhados com ambas as dietas e estilos de vida também é importante.
Para facilitar a vida de veganos, plant based ou de qualquer pessoa que esteja em busca de uma dieta mais saudável, a Vida Veg existe.
Alimentos saborosos, saudáveis e fáceis de serem encontrados são nossa prioridade, para saber mais, visite nosso site.
Deixe um comentário