Sabia que a alimentação vegana é uma fonte inesgotável de proteínas? E podemos provar!

Quem acredita que as proteínas que o nosso corpo necessita vem apenas da carne, peixe, ovos e laticínios, vai se surpreender com o conteúdo deste post. 

A procura por proteínas vegetais teve um boom nos últimos anos, isso se deve ao número de pessoas que adotaram de vez o vegetarianismo, veganismo e também aquelas que resolveram fazer escolhas mais saudáveis.  

As proteínas são moléculas compostas por aminoácidos, que se unem para formar a cadeia proteica. Temos aproximadamente 20 tipos diferentes de aminoácidos. Sendo, 11 deles produzidos pelo nosso organismo, nomeados de “não essenciais”. E outros nove, no caso, “os essenciais”, que são obtidos através da alimentação. 

Esse macro nutriente é fundamental para a construção e recuperação de tecidos, músculos, ossos, pele e cabelos. São responsáveis também pelo transporte de substâncias, que auxiliam na oxigenação do sangue. Além de proteger o organismo contra vírus e bactérias, ajudam no ganho de massa muscular, dão saciedade, controlam o apetite e são excelentes para a manutenção do peso. 

A baixa ingestão de proteínas pode provocar a perda de massa muscular, enfraquecimento do sistema imunológico, problemas de crescimento e até danos ao coração e outros órgãos. 

Até aqui tudo certo. Mas sempre paira aquela dúvida sobre a quantidade que devemos consumir no dia a dia. De modo geral, o recomendável é 46 gramas para as mulheres e 56 gramas para os homens. Contudo, isso pode variar de acordo com o peso e os objetivos, que se deseja alcançar. Por exemplo, os atletas normalmente consomem muito mais proteínas. Somente na avaliação de um profissional é possível saber exatamente a proporção de que cada indivíduo necessita. 

Outros diferenciais das proteínas vegetais: 

  1. São absorvidas mais rapidamente pelo corpo.
  2. Ricas em fibras, faz o intestino funcionar direitinho.
  3. Menos gordura, só faz bem para o coração. 
  4. Auxilia no aumento da imunidade. 

 

Se você já cogitou a possibilidade de mudar a alimentação por algo mais natural, mas ainda se sente inseguro em função das proteínas, a boa notícia é que no admirável mundo dos vegetais é possível suprir essas necessidades de uma maneira bem simples, mais em conta e sem nada de origem animal. Confira:

 

Grãos: arroz, quinoa, aveia, trigo, milho, centeio e amaranto. Ricos em carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais. Além de serem fonte de energia para o corpo.

Leguminosas: soja, lentilha, grão-de-bico, ervilha são altamente nutritivas e ainda fornecem outros aminoácidos importantes para o organismo. 

Oleaginosas: não subestime o poder das nozes, amêndoas, castanhas de caju, castanhas-do-pará, amendoim, pistache, macadâmia e avelã. Elas são ricas em gorduras saudáveis.

Sementes: chia, linhaça e gergelim possuem ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, essenciais para a saúde do coração e do cérebro e ainda possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.  

Vegetais: brócolis, couve-flor, cenoura, espinafre, batata-doce, tomate e pimentão. Ricos em vitaminas, minerais e fibras. 

Tofu: feito a partir da soja, é uma excelente fonte de proteína vegetal, contribui para a construção e reparação dos tecidos, está na lista dos aminoácidos que são essenciais para o corpo. Possui baixo teor de gordura saturada, colaborando para a prevenção de doenças cardíacas. Rico em cálcio, ideal para a saúde dos ossos e dos dentes. Auxilia na redução do colesterol. Regula os níveis de estrogênio no corpo, indicado para mulheres que estão na menopausa. E ainda controla os níveis de açúcar no sangue.  

 

Peraí, que não acabou! Algumas frutas também são ricas em proteínas. Para incrementar o café da manhã, sobremesa ou aquele lanche da tarde, invista no damasco, uva passa, goiaba, tâmara e ameixa seca. 

Combine também com a nossa Linha Veg Protein, que é perfeita para complementar a alimentação e ser consumida antes e depois da atividade física.

O Veg Protein são iogurtes na versão pote, nos sabores tradicional e morango. E em garrafinha, nos sabores: amendoim, cookies and cream e morango. 

Para saber mais e conhecer os produtos, clica em: Onde encontrar.

  • Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Super fresco e saboroso! A combinação perfeita!🤩💚 📝 Ingredientes  • 1 bague…
  • Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano de copinho com creme de damasco Fala VegLover! Fiquei sabe…
  • Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano Sim, o natal é mesmo a melhor época do ano🎄! E para celebrá-lo …
  • Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico e Vegano  Aqui vai mais uma opção saborosa para inici…

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Vida Veg. Todos os Direitos Reservados - By Next4.