wordpress-popular-posts
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/vidav150/public_html/vidaveg.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114O mercado de produtos veganos ganhou destaque com o sucesso da campanha Segunda Sem Carne, também conhecida como Meatless Monday.
O movimento busca defender que as segundas feiras sejam reservadas para o consumo de produtos veganos, visando refletir sobre os impactos ambientais e na saúde humana.
De acordo com uma reportagem no BBC News, a produção e o consumo de alimentos de origem animal possuem uma pegada de carbono altíssima e representam o maior motivo de desmatamento e aquecimento global.
O sucesso dos produtos veganos no Brasil é explicado com uma pesquisa feita pelo IBOPE, em abril de 2018, mostrou que 14% da nossa população já se declara vegetariana.
Essa porcentagem, em números, representa quase 30 milhões de brasileiros.
Se focarmos o olhar sobre as regiões metropolitanas, as de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, estão chegando a 16% da população considerada vegetariana.
Na linha do tempo, esses dados apresentam um crescimento de 75% em relação ao ano de 2012.
Outra comparação feita, de janeiro de 2012 a Dezembro de 2017 foi o volume de buscas pelo termo “vegano”, que aumentou 14 vezes só no Brasil.
Sendo assim, a popularidade dos produtos veganos no Brasil é explicada e pode ser vista, também, pelo aumento de restaurantes, empresas e mercados que trazem em sua gama de produtos plant based.
Como todo avanço comercial é pautado pela influência de personalidades, especialmente com a forte veiculação de informações nas redes sociais, não foi diferente com os produtos veganos no Brasil e as figuras públicas que aderiram à dieta.
Celebridades como Xuxa Meneghel, Sonia Abrão e Tatá Werneck, populares entre pessoas de diversas faixas etárias e classe social, são adeptas ao veganismo e podem acabar influenciando os que admiram seu trabalho a aderir a uma dieta plant based.
A certificação dos produtos veganos no Brasil pode ocorrer com o recebimento do “Selo Vegano” da SVB, Sociedade Vegana Brasileira.
Trata-se de um programa que analisa e certifica os produtos veganos de qualquer instituição submetida a essa aprovação.
A análise que antecede o recebimento do Selo Vegano para os produtos veganos do Brasil que se encaixam nos critérios, é dividida nas etapas de avaliação a seguir.
Após toda essa avaliação criteriosa, o Selo Vegano é oferecido, mas somente ao produto vegano, e não à empresa.
Portanto, a escolha pelo consumo de produtos veganos no Brasil sob a presença de selos veganos é a melhor maneira de confirmar a veracidade do produto.
Basta uma pesquisa por produtos mais saudáveis para o consumo e nos deparamos com termos como “vegano” e “orgânico”.
Quando se trata de produtos veganos no Brasil e nossa escolha por consumir o que é livre de crueldade animal, como diferenciar os produtos entre “veganos” e “orgânicos”?
Produto vegano é aquele que não recebe nenhum ingrediente proveniente de origem animal em sua fórmula e que não foi testado em animais.
Com isso, não pode conter elementos à base de componentes como mel, colágeno natural (que vem de cartilagens de animais), lanolina (tirada da lã do carneiro), leite, cera de abelha e, obviamente, resquícios de carne, frango, peixes ou ovos.
Os produtos orgânicos são feitos com matéria prima de produtos naturais.
Porém, possuem uma exigência adicional: é preciso que esses ingredientes sejam produzidos em um regime orgânico.
Isso significa que tudo que é utilizado na fórmula do produto não possui elementos químicos para conservação ou outra etapa sintética como o uso de agrotóxicos.
Além dos animais, o solo também é respeitado, pois desde a plantação, com adubos naturais, esses produtos são feitos em regime orgânico.
No Brasil, a oferta de produtos veganos cresceu 2% nos últimos dois anos e totalizou 7% do que é oferecido no país, sendo 3% dos produtos dos mercados titulados como vegetarianos, segundo dados da Veganuary em parceria com a Mintel Consulting.
A Veganuary também divulgou um estudo de experimentação ao vegetarianismo, no qual 49% dos participantes afirmaram ter tido aumento de energia e 46%, melhora do humor.
Com a ascensão ao veganismo ou, pelo menos, a aceitação das pessoas quanto a produtos veganos no Brasil, diversas marcas alimentícias têm trazido opções alternativas para quem não abre mão de produtos como queijos, iogurtes, leites e alimentos à base de carne.
As opções são inúmeras e utilizam do avanço da indústria alimentar e da tecnologia, combinados a componentes livres de crueldade animal, para desenvolver produtos veganos que em nada são insuficientes no quesito sabor.
Esses produtos veganos contribuem para a causa vegana por promover opções para uma transição alimentar gradual e menos impactante para quem está acostumado com o consumo dos outros tipos de alimentos.
Dessa forma, evita-se que o choque entre uma dieta com alimentos de base animal e vegana leve o indivíduo a abandonar o veganismo por falta de adaptação.
Felizmente, os produtos veganos no Brasil estão em constante crescimento em sabor e nutrição para somar ao movimento vegano.
As campanhas contra o consumo de origem animal, o apoio de pessoas influentes, a luta pela certificação e trabalho constante da indústria vegana alimentar tem alcançado grandes resultados em relação aos produtos veganos.
Prestigiar e demonstrar apoio a toda essa causa é mais um motivo para aderir ao veganismo e a uma dieta plant based.
Agora que você conheceu o cenário dos produtos veganos no Brasil, que tal conferir a gama de opções da Vida Veg?
São diversas alternativas para você incluir na sua alimentação e deixá-la com mais sabor, saúde e contribuir para um mundo melhor! Veja aqui onde estamos localizados.
Deixe um comentário