Principais fontes de proteínas vegetais

Para manter a saúde, o ser humano precisa ingerir proteína, carboidrato, lipídios, minerais e vitaminas, mais conhecidos como nutrientes, nas quantidades adequadas.

Na busca por suprir essa demanda, as receitas veganas tem feito sucesso e as lojas de produtos naturais, como empórios, armazéns e mercados tem recebido cada vez mais público.

As proteínas são os nutrientes que mais se deparam com resistência e dúvidas no momento da escolha pelos produtos veganos

Para que servem e como podem ser encontradas em produtos naturais e inseridas em receitas vegenas? É possível encontrar boas fontes de proteínas vegetal no mercado?

Nesse texto, você conhecerá as principais fontes de proteínas vegetais e entenderá porque podem ser a melhor opção para sua alimentação!

Saiba quais são as fontes de proteínas vegetais

Para selecionar as principais fontes de proteínas vegetais, é preciso entender porque elas são consideradas os destaques da categoria dentre os produtos veganos, em comparação à usual proteína animal.

Sendo assim, vamos utilizar como parâmetro a tabela de Ingestão Diária Recomendada (IDR), regulamentada pela resolução 360/2003 da Anvisa. 

Aquelas informações que constam nos rótulos dos produtos nas prateleiras do mercado, inclusive produtos naturais, usam essa medida como base; por isso, esse texto pode servir muito para consulta na preparação das suas receitas veganas.

As recomendações da tabela podem variar de 0,8 a 2,2 gramas de proteína por quilo de peso, (cerca de 62 a 170 gramas de proteína por dia para uma pessoa de 77,5kg). 

Agora que você compreendeu o consumo em porções habituais, traremos as principais opções de fontes de proteínas vegetal para que você possa fazer a substituição adequada com alimentos veganos!

As medidas são para porções de 100 gramas:

  • Amendoim, com 27gr: o campeão entre as fontes de proteína vegetal pode ser consumido torrado ou sob formato de pasta, sendo outra excelente opção de produto vegano para incluir nas receitas veganas! Cada grão do amendoim possui cerca de 30% de proteína, além de nutrientes como vitaminas E do complexo B e minerais como magnésio, cálcio e fósforo.

Um alimento um tanto quanto comum, já que a maioria das pessoas amam uma porção de amendoim, certo?

  • Gergelim, com 21gr: outro alimento vegano que possui uma opção conhecida em formato de pasta é o gergelim, que faz muito sucesso como tahine!

Em sua forma natural, possui ferro, ômega 3 e vitaminas E e do complexo B.

Além de ser uma delícia em cima de pães, o gergelim pode ser usado em saladas e no arroz, fornecendo cálcio também quando triturado, além de ser uma excelente fonte de proteína vegetal!

  • Castanha, com 15gr: talvez o mais versátil dos alimentos veganos, a castanha é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e muito incluída em receitas veganas em seu formato de leite, tão proveitoso para os preparos!

Mas a castanha, em sua forma simples, é uma excelente fonte de proteína vegetal para os lanches intermediários entre as refeições!

Seu valor nutricional surpreende ao conter vitamina C, tão importante para os veganos, magnésio e ferro. 

  • Soja, com 8gr: talvez o produto vegano mais próximo da textura da carne animal é a soja, mais especificamente, em seu formato de proteína texturizada!

Isso porque ela permite receitas veganascomo refogados e recheios que usualmente seria utilizada a carne moída em vez de uma fonte de proteína vegetal!

Ela é rica em vitamina E, importante contra o envelhecimento, ferro e potássio.

  • Grão de bico cozido, com 7,5gr: outra alternativa que faz sucesso entre os produtos veganos é o grão de bico, já que é facilmente inserido em receitas vegetarianas comuns como estrogonofe, moqueca e até petiscos!

Uma fonte de proteína vegetal que pode estar presente na alimentação cotidiana e nos dias especiais, repleta de minerais como cálcio, potássio e magnésio!

  • Feijão e lentilha, com 7gr: o queridinho do prato brasileiro e sua semelhante estão entre as fontes de proteína vegetal mais habituais dentro e fora do universo dos produtos veganos!

A presença do feijão na alimentação do dia a dia dispensa comentários, mas a lentilha geralmente se faz presente somente nas festas de fim de ano.

No entanto, em receitas veganas, esses alimentos naturais ganham versões que em nada deixam a desejar para uma dieta plant based.

Conheça a Vida Veg

 A Vida Veg é uma empresa de produtos veganos que tem a missão de contribuir para um mundo melhor, facilitando o acesso a alimentos de base vegetal, gostosos e saudáveis. A empresa tem a maior e mais moderna fábrica de leites vegetais e derivados do país.

Buscamos te auxiliar na alimentação saudável com produtos veganos que também ajudam na preservação do meio ambiente.

Além disso, a Vida Veg tem o intuito de deixar o acesso aos produtos plant based mais fácil e simples, para que todos possam ter essa experiência.

Temos um portfólio bem diversificado com os mais variados produtos para fazer parte do dia a dia de cada vez mais pessoas.

Sem dúvida, nosso diferencial é trabalhar com produtos selecionados a fim de oferecer um equilíbrio entre sabor, vegetal e nutrição.

Saiba mais sobre a Vida Veg clicando aqui.

  • Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Super fresco e saboroso! A combinação perfeita!🤩💚 📝 Ingredientes  • 1 bague…
  • Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano de copinho com creme de damasco Fala VegLover! Fiquei sabe…
  • Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano Sim, o natal é mesmo a melhor época do ano🎄! E para celebrá-lo …
  • Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico e Vegano  Aqui vai mais uma opção saborosa para inici…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Vida Veg. Todos os Direitos Reservados - By Next4.