Para manter a saúde, o ser humano precisa ingerir proteína, carboidrato, lipídios, minerais e vitaminas, mais conhecidos como nutrientes, nas quantidades adequadas.
Na busca por suprir essa demanda, as receitas veganas tem feito sucesso e as lojas de produtos naturais, como empórios, armazéns e mercados tem recebido cada vez mais público.
As proteínas são os nutrientes que mais se deparam com resistência e dúvidas no momento da escolha pelos produtos veganos.
Para que servem e como podem ser encontradas em produtos naturais e inseridas em receitas vegenas? É possível encontrar boas fontes de proteínas vegetal no mercado?
Nesse texto, você conhecerá as principais fontes de proteínas vegetais e entenderá porque podem ser a melhor opção para sua alimentação!
Para selecionar as principais fontes de proteínas vegetais, é preciso entender porque elas são consideradas os destaques da categoria dentre os produtos veganos, em comparação à usual proteína animal.
Sendo assim, vamos utilizar como parâmetro a tabela de Ingestão Diária Recomendada (IDR), regulamentada pela resolução 360/2003 da Anvisa.
Aquelas informações que constam nos rótulos dos produtos nas prateleiras do mercado, inclusive produtos naturais, usam essa medida como base; por isso, esse texto pode servir muito para consulta na preparação das suas receitas veganas.
As recomendações da tabela podem variar de 0,8 a 2,2 gramas de proteína por quilo de peso, (cerca de 62 a 170 gramas de proteína por dia para uma pessoa de 77,5kg).
Agora que você compreendeu o consumo em porções habituais, traremos as principais opções de fontes de proteínas vegetal para que você possa fazer a substituição adequada com alimentos veganos!
As medidas são para porções de 100 gramas:
Um alimento um tanto quanto comum, já que a maioria das pessoas amam uma porção de amendoim, certo?
Em sua forma natural, possui ferro, ômega 3 e vitaminas E e do complexo B.
Além de ser uma delícia em cima de pães, o gergelim pode ser usado em saladas e no arroz, fornecendo cálcio também quando triturado, além de ser uma excelente fonte de proteína vegetal!
Mas a castanha, em sua forma simples, é uma excelente fonte de proteína vegetal para os lanches intermediários entre as refeições!
Seu valor nutricional surpreende ao conter vitamina C, tão importante para os veganos, magnésio e ferro.
Isso porque ela permite receitas veganascomo refogados e recheios que usualmente seria utilizada a carne moída em vez de uma fonte de proteína vegetal!
Ela é rica em vitamina E, importante contra o envelhecimento, ferro e potássio.
Uma fonte de proteína vegetal que pode estar presente na alimentação cotidiana e nos dias especiais, repleta de minerais como cálcio, potássio e magnésio!
A presença do feijão na alimentação do dia a dia dispensa comentários, mas a lentilha geralmente se faz presente somente nas festas de fim de ano.
No entanto, em receitas veganas, esses alimentos naturais ganham versões que em nada deixam a desejar para uma dieta plant based.
A Vida Veg é uma empresa de produtos veganos que tem a missão de contribuir para um mundo melhor, facilitando o acesso a alimentos de base vegetal, gostosos e saudáveis. A empresa tem a maior e mais moderna fábrica de leites vegetais e derivados do país.
Buscamos te auxiliar na alimentação saudável com produtos veganos que também ajudam na preservação do meio ambiente.
Além disso, a Vida Veg tem o intuito de deixar o acesso aos produtos plant based mais fácil e simples, para que todos possam ter essa experiência.
Temos um portfólio bem diversificado com os mais variados produtos para fazer parte do dia a dia de cada vez mais pessoas.
Sem dúvida, nosso diferencial é trabalhar com produtos selecionados a fim de oferecer um equilíbrio entre sabor, vegetal e nutrição.
Saiba mais sobre a Vida Veg clicando aqui.
Deixe um comentário