A plant based diet é um novo conceito de alimentação que vem trazendo mudanças significativas no mercado alimentício. Uma das motivações foi o aumento da preocupação da população com relação à saúde, tendo iniciado através de trabalhos e estudos que indicam a correlação entre a ingestão excessiva da proteína animal e o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, autoimunes e até câncer.
Traduzindo ao pé da letra, Plant Based Diet, significa “dieta à base de plantas”. Semelhante ao veganismo, essa dieta exclui qualquer tipo de alimento de origem animal, tendo os vegetais como base em sua alimentação. A diferença é que, no plant based o foco é exclusivo na saúde e alimentação, enquanto que, no veganismo o foco é um novo estilo de vida, tendo como motivadores a ética animal, ambiental e saúde.
O plant based é baseado em uma dieta a base de vegetais e alimentos na sua forma mais natural, completa, não refinada e minimamente processada.
O crescimento na procura por alimentos mais saudáveis impulsionou um novo mercado. As pessoas estão mais seletivas e dando preferência ao comércio com um posicionamento de consciência ambiental e ética animal.
De acordo com um estudo realizado pela agência de pesquisas Euromonitor Internacional publicado em fevereiro de 2017, no ano de 2016 o mercado brasileiro de alimentos e bebidas saudáveis alcançou R$ 93,6 bilhões em vendas, colocando o Brasil na quinta posição no ranking dos gigantes desse setor. A categoria de orgânicos foi a que teve o maior avanço, atingindo 18,5% de crescimento.
O setor de alimentação saudável movimenta US$ 35 bilhões por ano no Brasil, que é o quinto maior mercado do mundo.
Com a mudança nos hábitos de consumo da população, é importante que o comércio acompanhe e ofereça maiores condições para que os clientes alcancem seus objetivos e deem preferência ao seu estabelecimento.
O relatório Brasil Food Trends 2020, enumerou uma lista de características que os consumidores valorizam nos produtos, tendo como foco saúde e bem estar. Os pontos apresentados são ótimos insights de oportunidade de negócios para quem já está ou pretende ingressar no segmento de alimentação saudável e plant based. Veja:
Dentro do relatório Brasil Food Trends 2020, foi apresentada uma pesquisa realizada pela Fiesp/Ibope. A pesquisa apontou algumas tendências de consumo. conheça:
O mercado plant based está em crescimento exponencial. Ao mesmo tempo, devido ao estilo de vida acelerado, a população necessita de produtos prontos para consumo ou que sejam de fácil preparação. É um ótimo momento para as empresas se dedicarem neste nicho de atuação, que se consolida também como forte tendência para os próximos anos.
Após ampla dedicação em pesquisa e desenvolvimento de iogurtes vegetais alinhado com o que o consumidor brasileiro deseja, a Vida Veg lançou em dezembro de 2015 sua primeira linha de produtos com iogurtes 100% vegetais (inovação no mercado brasileiro), que são feitos a base de leite de coco.
Com o sucesso dos iogurtes e o crescimento da demanda nesse mercado, em 2016 a Vida Veg acrescentou a linha de queijos veganos feitos a base de castanha de caju em seu portfólio.
Por serem veganos, nossa linha de iogurtes e queijos traz os diferenciais de serem feitos a base de coco, amêndoa,soja e castanha de caju, trazendo os benefícios para a saúde que esses ingredientes proporcionam.
Já no ano de 2017 lançamos o RequeVeg feito a base de mandioca com proteína de ervilha em 3 versões de sabores – tradicional, ervas finas e cheddar, os leites vegetais nas versões coco e amêndoas e os shakes proteicos sabor cacau, produzidos com 10 gramas de proteína de ervilha em 250ml.
No ano de 2019 a Vida Veg inovou mais uma vez com o primeiro iogurte grego vegano do Brasil, a base de creme de coco. E em 2020 lançamos os leites frescos de coco, amêndoas e castanha de caju, além do VegProtein, iogurte com 14g de proteína vegetal em 250ml de leite de coco.
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