Os produtos veganos têm chamado cada vez mais a atenção da população de forma geral.
Isso porque, o número de pessoas que estão em busca de uma alimentação plant based vem crescendo a cada dia.
Empresas que buscam desenvolver alimentos saudáveis e promover o acesso a eles também têm crescido de forma considerável e engana-se quem acredita que os produtos naturais não são tão saborosos quanto aqueles de origem animal.
Esse inclusive, pode ser considerado um dos motivos do aumento na venda dos produtos plant based.
De fato, seguir uma dieta baseada em vegetais traz inúmeros benefícios para a saúde e ainda auxilia na proteção do meio ambiente.
Uma vez que os produtos naturais entram na dieta, a crueldade animal é desestimulada e os impactos ambientais reduzidos.
As dietas à base de plantas são focadas em grãos integrais de diversos tipos, sementes variadas, castanhas e demais oleaginosas, além de frutas, verduras e legumes.
Ainda, não podemos esquecer da importância dos leites e queijos vegetais para a dieta de quem é plant based. E tudo feito a base de grãos.
E você, sabe o que significa este termo e quais benefícios essa dieta pode trazer para sua saúde?
Caso ainda não saiba e tenha curiosidade sobre o assunto, continue a leitura.
Ser plant based (baseado em plantas, plantas como base) significa manter uma dieta a base de produtos naturais, mais especificamente, uma dieta à base de plantas.
O plant based como foi apresentado nos anos de 1980 pelo Dr. Colin Campbell, mantém uma dieta rica em vegetais, com baixa ingestão de gordura e evita o consumo de alimentos de origem animal.
Quem é plant based transforma sua alimentação apenas por pensar em fatores relacionados à saúde.
Pessoas com intolerâncias ou alergias, tendem a iniciar uma alimentação rica em produtos naturais e ver melhoras significativas em sua saúde.
Aqueles que têm alergia à proteína do leite de vaca (PLV), também podem encontrar a solução para o problema nos leites vegetais.
Leite de coco, castanha ou amêndoas, são apenas alguns dos substitutos que além de ajudar a manter a saúde, ainda são saborosos e nutritivos, não deixando nada a desejar para os produtos tradicionais.
Quando surgiu, na década de 1980, oplant based era ligado apenas ao consumo de vegetais, produtos integrais e o mais natural possível.
Já nos dias atuais, o termo também pode se relacionar a produtos veganos e aos demais alimentos produzidos à base de plantas.
Como você viu acima, a ingestão de produtos naturais ou veganos, pode influenciar e muito no estilo e qualidade de vida de quem escolhe essa dieta.
Veja alguns dos benefícios que essa alimentação traz para a saúde.
A inflamação é causada por glóbulos brancos que combatem invasores, seja em alergias, infecções ou nas doenças autoimunes.
A resposta inflamatória hiperativa é bastante considerada por especialistas como contribuinte para doenças crônicas, incluindo diabetes tipo 2 ou problemas cardíacos.
Dieta e exercício físico têm grande influência sobre os efeitos da inflamação, assim, a dieta plant based pode ser a solução para o problema.
Por outro lado, a obesidade, o tabagismo, a insônia e uma dieta rica em gorduras e açúcares, pode aumentar a inflamação no corpo, bem como, o surgimento de outras doenças.
O consumo de carne vermelha e aves tem sido associado ao aumento dos casos de diabetes.
Em partes, está relacionado ao alto volume de ferro heme nessas carnes, de acordo com descobertas do Estudo de Saúde Chinês de Cingapura publicado em 2017
Enquanto dietas plant based demonstraram não apenas proteger os diabéticos tipo 2 do desenvolvimento de doenças renais, mas também ajudar a reverter a doença.
Esse tipo de dieta também pode reduzir as taxas de mortalidade em indivíduos com doença renal crônica.
Alimentos integrais à base de plantas contêm muitas fibras, zero colesterol e baixas quantidades de gorduras saturadas, o que é excelente para a saúde cardíaca.
Por outro lado, carnes, queijos e ovos contêm colesterol e gorduras saturadas que, em excesso, podem criar acúmulo de placas nas artérias.
Por isso, priorizar produtos naturais na dieta, reduz o risco de doenças e de agravar àquelas pré-existentes.
Vários estudos mostraram os efeitos positivos de dietas plant based, particularmente uma dieta vegetariana ou vegana combinada com nozes, soja e fibras.
Cinco estudos observacionais, encontraram concentrações sanguíneas mais baixas de TC e colesterol LDL em populações que consomem produtos naturais.
O consumo de produtos veganos e naturais demonstraram promover uma mistura saudável de bactérias benéficas que promovem a saúde intestinal e geral.
As plantas criam uma abundância de fotoquímicos que ajudam a proteger os danos celulares, além de serem anti-inflamatórios.
Uma variedade de estudos de longo prazo sugere que benefícios diversos podem ser notados na ingestão de produtos naturais, em oposição a alimentos processados.
Assim, pode realmente prevenir até um terço de todos os casos de câncer.
A maior parte dos estudos têm como foco os resultados que essa alimentação traz em relação aos cânceres de mama, colorretal, gastrointestinal e de próstata.
Esses são apenas alguns dos benefícios para quem mantém uma dieta saudável e equilibrada, baseada em plantas.
Não podemos deixar de dizer que boas noites de sono, exercícios físicos e outros fatores também influenciam na saúde de forma geral.
Mas a Vida Veg pesquisa e desenvolve diversos produtos saudáveis e saborosos que tem as plantas como base.
São mais de 35 mil produtos fabricados a fim de promover saúde, ética e bem-estar.
Nossos produtos podem ser encontrados em supermercados de todo o Brasil e também em nossa loja online.
Para conhecer nossa variedade e se surpreender com a qualidade e o sabor, clique aqui!
Deixe um comentário