Entenda a relação entre a alimentação à base de vegetais e a longevidade!

A expectativa de vida aumentou; certamente, você já deve ter ouvido dizer que as pessoas estão vivendo mais, em comparação com os nossos ancestrais.  E isso não é um fenômeno isolado, mas sim, uma tendência global. 

 

As razões dessa crescente se devem aos avanços tecnológicos da medicina, que abrangem diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. Pesquisas científicas nas áreas de genética, farmacologia e cirurgia têm contribuído significativamente. Além disso, melhorias nas condições de vida, hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e prática regular de atividade física desempenham um papel fundamental. O controle e erradicação de doenças infecciosas, a conscientização sobre saúde mental e programas de prevenção para redução de doenças crônicas também impactam positivamente.  

Apesar desses avanços, é preciso levar em conta  que nem todos têm acesso a esses privilégios, e as desigualdades ainda são uma realidade. 

A ideia desse post é mostrar que podemos melhorar a nossa qualidade de vida e envelhecer com saúde.  Parece impossível? Um exemplo inspirador são as Blue Zones, comunidades ao redor do mundo onde as pessoas vivem aproximadamente 90 anos. Nessas regiões, a dieta é predominantemente baseada em vegetais (90%), combinada com atividade física e convívio social. 

 

As Blue Zones incluem locais como Nuoro na Itália, Okinawa no Japão, Nicoya na Costa Rica, Ilha de Icaria na Grécia e Loma Linda nos Estados Unidos. Os residentes dessas áreas têm muito a nos ensinar. Olha isso: 

 

Ninguém fica parado: Eles priorizam atividades a pé e evitam o uso excessivo de carros ou outros meios de transporte. 

 

Propósito pessoal: Buscam um propósito que dê sentido à vida, proporcionando motivação diária. 

 

Equilíbrio é tudo: Gerenciam o tempo para evitar o estresse, adotando hábitos simples como tirar uma soneca no meio da tarde, ler livros e encontrar os amigos. 

 

Sem exagero nas refeições: Adotam a prática de comer até se sentirem satisfeitos. 

 

Bebem com moderação: São conscientes sobre a importância de limitar o consumo de bebidas alcoólicas, desfrutando de duas taças de vinho por dia.

Cuidado com as relações: Dedicam tempo à família e aos amigos, fortalecendo os laços de amor e respeito.

 

Espiritualidade: Valorizam a expressão da fé, independentemente da crença religiosa. 

 

Boas companhias: acreditam que estar perto de pessoas com a mesma afinidade, melhora a qualidade de vida. 

 

Dieta à base de vegetais: cerca de 90% de seu cardápio consiste em frutas, vegetais e alimentos naturais, com consumo limitado de carne vermelha.  

 

Essas comunidades destacam a importância de uma alimentação baseada em vegetais para uma vida longa. As Blue Zones compreenderam há muito tempo os benefícios desse tipo de dieta.  Aliás, basta dar uma pesquisada nos sites de busca para ter acesso há uma série de informações, pesquisas, artigos e estudos que confirmam essas vantagens.  

 

Será que existe alguma relação entre o veganismo e a longevidade? 

 

Muitos fatores podem influenciar na saúde e na longevidade de uma pessoa, como podemos observar nos moradores das Blue Zones. Sabemos que a alimentação desempenha um papel crucial em nosso bem-estar, e uma dieta bem planejada pode trazer inúmeros benefícios:

  1. Pressão arterial: As dietas vegetarianas são associadas à redução da pressão arterial, diminuindo os riscos de doenças crônicas, como: insuficiência cardíaca,  coronariana, acidente vascular cerebral (AVC), renal, arterial, danos na visão e aneurisma. 
  2. Redução do risco de câncer: Uma alimentação à base de plantas pode proteger o organismo contra alguns tipos de câncer. 
  3. Menor risco de diabetes: Embora não cure a doença, uma dieta vegetariana é excelente para o controle do açúcar no sangue. 
  4. Controle de Peso: Alimentos vegetais, por serem geralmente baixos em calorias e gorduras saturadas, ajudam a manter o peso em níveis saudáveis, prevenindo doenças relacionadas à idade. 
  5. Ingestão de Antioxidantes e Nutrientes: As frutas, verduras e legumes fornecem vitaminas, minerais e fibras, prevenindo o surgimento de doenças. 
  6. Saúde Cardiovascular: Excluir não apenas alimentos de origem animal, mas também os processados beneficia a saúde do coração. 
  7. Propriedade anti-inflamatória: A dieta plant based pode reduzir o processo inflamatório que afeta as condições de saúde. 

 

É fato que veganos e vegetarianos tendem a adotar um estilo de vida mais saudável. No entanto, isso não significa que qualquer pessoa não possa adquirir esses hábitos e desfrutar dos benefícios no dia a dia. 

 

Pensando nisso, fizemos uma lista de alimentos com propriedades nutritivas e positivas para o organismo, para ajudar você a começar a viver bem e melhor:

 

  • Frutas: Mirtilos, morangos, framboesas, maçã, abacate, uva e banana.
  • Vegetais: Folhas verdes escuras, brócolis, cenoura, tomate, cogumelos e pimentões. 
  • Grãos integrais: aveia, quinoa, arroz integral, cevada e amaranto. 
  • Nozes e Sementes: amêndoas, nozes, chia e linhaça. 
  • Leguminosas: Feijões, lentilhas e grão-de-bico. 
  • Cúrcuma: Com propriedades anti-inflamatórias.
  • Alho: Contém compostos sulfurados bons para o coração e a imunidade. 
  • Azeite de oliva: Rico em ácidos graxos monoinsaturados, ótimo para a saúde cardiovascular. 
  • Iogurte Probiótico: que favorecem a saúde intestinal. 

 

Falando em probióticos, a Vida Veg tem uma linha de iogurtes probióticos que vale a pena conhecer. Além de sabores deliciosos, são livres de lactose e glúten,  e são ricos em cálcio, vitaminas e minerais. Aproveite para conhecer a linha completa de produtos e encontre as lojas físicas e on-line, mais próximas, acessando: Onde Encontrar. 

 

​​

 

  • Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Super fresco e saboroso! A combinação perfeita!🤩💚 📝 Ingredientes  • 1 bague…
  • Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano de copinho com creme de damasco Fala VegLover! Fiquei sabe…
  • Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano Sim, o natal é mesmo a melhor época do ano🎄! E para celebrá-lo …
  • Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico e Vegano  Aqui vai mais uma opção saborosa para inici…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Vida Veg. Todos os Direitos Reservados - By Next4.