Dicas pra curtir os dias de folia com a consciência e o planeta limpos

 

“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Mas que beleza, em fevereiro tem carnaval”. Isso mesmo, a galera tá na maior expectativa pra se jogar nos bloquinhos de rua e apreciar os desfiles das Escolas de Samba de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

 

No entanto, já parou pra pensar na quantidade de lixo espalhado por aí e o estado que os bairros, ruas e avenidas ficam após a folia? Isso ocorre não apenas pelo excesso de garrafas de plástico, recipientes de vidro, papéis, latas vazias, comida e bitucas de cigarro. Mas também pelos restos de fantasias, purpurina, confete, serpentina…a lista é extensa. Não podemos negar, tudo relacionado ao maior espetáculo da Terra não é nada durável, reciclável e sustentável. 

 

Apesar dos esforços da comissão de frente: catadores de materiais recicláveis e das empresas de manutenção e limpeza, que se dedicam a manter as ruas livres de sujeira e detritos de todos os tipos, muitos resíduos são gerados e descartados de maneira errada, poluindo o meio ambiente. 

 

O Carnaval é uma festa tão colorida, livre e alto astral, que não deveria estar associada a sujeira e degradação. Antes de colocar o bloco na rua e soltar o grito de liberdade, liberdade, aqui vão algumas sugestões pra você cair no samba, sem prejudicar o planeta por séculos. 


  • Fantasia Sustentável é Nota 10: 

Reutilize fantasias de carnavais anteriores, promovendo a troca entre as amigas. Opte por materiais recicláveis na criação de adereços, priorize tecidos ecológicos como algodão orgânico, bambu e linho. Escolha tintas naturais para tingir roupas e acessórios. Solte a imaginação ao criar peças biodegradáveis utilizando folhas secas e flores. Estimule a conscientização ao se inspirar em temas inspirando-se em temas relacionados à flora, fauna e natureza. Aqui vão algumas ideias:

 

Caiu na rede é…peixe, sereia: Capricha na make, use rede, conchas, pendure plásticos e lacres de garrafas pet para conscientizar sobre a poluição dos mares.

Allah-lá-ô, mas que calor: Crie uma fantasia que remeta ao sol, ao planeta Terra e ao aquecimento global, alertando sobre a importância e consequências das crises climáticas.  

Bicho Solto: Solte a imaginação e escolha representar animais como vaca, boi, porco e outras espécies silvestres, destacando a diversidade da fauna. 

 

Mamãe Natureza: Invista em um look totalmente verde, da cabeça aos pés, ressaltando a exuberância da natureza. 

Coisas que sou contra: Crie uma fantasia de cartaz ambulante evidenciando tudo aquilo que você é contra, promovendo a reflexão sobre diferentes temas.

Veggie Folia: Junte as amigas e crie looks que representam o reino vegetal, enaltecendo a diversidade e beleza das plantas. 


  • Glitter Biodegradável: A maquiagem também é um elemento decisivo na produção carnavalesca. No entanto, é a purpurina e o glitter que dominam as nas ruas e avenidas. Infelizmente, esses brilhos são frequentemente compostos por micropartículas de plástico não recicláveis, tornando-se altamente poluentes nos rios e oceanos, resultando na contaminação e morte de aves e peixes. A boa notícia, é que já existem versões de glitter e purpurina biodegradáveis, elaboradas a partir de mica e gelatina vegetal. 

 

  1. Confete de Folhas: As famosas bolinhas de papel que fazem a alegria de adultos e crianças, podem deixar um rastro de sujeira por onde passam, entupindo bueiros e bocas de lobo. Que tal inovar neste Carnaval e lançar a tendência do confete ecológico feito com folhas secas? Basta usar o furador de papel para confeccionar confetes biodegradáveis. 

 

  1. Copos e canudos reutilizáveis: Foliões conscientes sabem como se divertir sem causar danos ao meio ambiente. Carregue o seu próprio copo reutilizável e, para manter as mãos livres, prenda-o em um cordão ao redor do pescoço. E bora jogar as mãos pra cima.

 

  1. Latinhas, aí sim! Além de serem práticas, as latinhas são uma escolha consciente, sendo recicláveis e contribuindo para a renda dos catadores que trabalham durante o Carnaval. Evite utilizá-las como cinzeiro e, ao descartá-las, entregue-as vazias e amassadas, facilitando o processo de reciclagem. 

 

  1. Sacola a tiracolo: Caso não encontre uma lixeira, tenha em mãos uma sacola para armazenar embalagens e guardanapos. Cuide do seu próprio lixo e não jogue-o no chão, promovendo a limpeza e preservação do ambiente festivo. 

 

  1. Seja empático: Em meio aos foliões, há pessoas que trabalham para incrementar a renda e manter a cidade limpa. Pratique a empatia, lembrando que gentileza gera gentileza. Respeite e reconheça o esforço daqueles que contribuem para tornar o Carnaval uma festa mais harmoniosa. 
  2. Vai de quê? Evite o estresse caótico durante o Carnaval.  Priorize o transporte público, a opção mais eficiente e segura. Se decidir ir de carro, lembre-se: se beber, não dirija.

 

  1. Segurança em primeiro lugar: Não permita ser mais uma vítima na estatística negativa durante o Carnaval. Para evitar roubos e furtos, adote algumas medidas: conheça o trajeto previamente, leve apenas o essencial, utilize doleira ou pochete, evite transações com cartão na rua, mantenha distância em locais lotados, utilize o celular apenas em emergências, cuide das crianças e estabeleça um ponto de encontro em caso de perda. 

 

E aí, tudo certo pra ser um folião consciente? Abra alas para consciência ambiental, criatividade sustentável e transforme o Carnaval em uma celebração de amor e diversão. 

  • Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Super fresco e saboroso! A combinação perfeita!🤩💚 📝 Ingredientes  • 1 bague…
  • Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano de copinho com creme de damasco Fala VegLover! Fiquei sabe…
  • Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano Sim, o natal é mesmo a melhor época do ano🎄! E para celebrá-lo …
  • Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico e Vegano  Aqui vai mais uma opção saborosa para inici…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Vida Veg. Todos os Direitos Reservados - By Next4.