Copa Feminina de Futebol: dicas para uma vida mais equilibrada e saudável

A Copa Feminina de Futebol 2023 está a todo vapor.  Até o dia 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia, veremos atletas veteranas e estreantes mostrando suas habilidades em campo.  

 

Assim como acontece com a competição masculina, a Fifa também organiza esse torneio a cada quatro anos, apresentando as melhores seleções do futebol feminino mundial. 

 

Os holofotes estão todos voltados para  as jogadoras. No entanto, nem sempre foi assim. A verdade é que a história do futebol feminino é cercada por muitas lutas e preconceitos. 

 

No passado, o esporte era proibido por acreditarem que era incompatível com as condições físicas das mulheres. 

 

Aqui no Brasil também não foi diferente. Quantas gerações de meninas cresceram e ainda crescem ouvindo que futebol é coisa de menino!

 

Ainda há muita resistência, falta de apoio e incentivo de clubes, associações e até mesmo das famílias para que elas consigam o seu lugar ao sol. Ops! Em campo.

 

Ainda bem que essa nova geração de meninas tem alguém para se espelhar. Aos 37 anos, nossa artilheira Marta fez história no futebol feminino ao se tornar a única jogadora consagrada 6 vezes como a melhor do mundo e recordista em gols em campeonatos. 

 

A Copa Feminina de Futebol está aí para nos mostrar o quanto o esporte cresceu e vem conquistando o seu espaço e notoriedade. Além do Brasil, outros países também dão show nessa modalidade: Estados Unidos, Alemanha, Noruega, França e Suécia. E a própria Austrália. 

 

Ninguém discorda que futebol é um esporte que socializa, diverte e une as pessoas. E em tempos de Copa do Mundo isso fica ainda mais evidente. E só de ver as jogadoras em campo, dá vontade de reunir as amigas pra uma partida. 

 

Se você quer entrar pra esse time apresentamos, 10 benefícios do futebol para as mulheres: 

 

  1. Colabora para o aumento da massa muscular. 
  2. Define e tonifica as coxas, glúteos e panturrilha.
  3. Diminui os riscos de doenças no coração.
  4. Fortalece o sistema cardiorrespiratório. 
  5. Melhora a agilidade, coordenação motora, postura, qualidade do sono e deixa a autoestima nas alturas. 
  6. Estimula o raciocínio rápido e a concentração. 
  7. Trabalha em simultâneo tempo:  abdômen, tronco, costas, lombar e a pelve. 
  8. Noventa minutos de partida queima cerca de 600 calorias. 
  9. Alivia os efeitos da tensão pré menstrual.
  10.  Reduz o estresse diário.

 

Alguns cuidados para não dar bola fora: 

 

Antes de começar a praticar o treinamento, é importante ter acompanhamento médico. Fazer exames periódicos para garantir a saúde sempre em dia.  

 

Para evitar lesões, é aconselhável combinar os exercícios com treinos de fortalecimento dos membros superiores. Mesmo quem não é atleta, é bom inserir a musculação no seu dia a dia. 

 

Treino é treino. Jogo é jogo!

 

Do ponto de vista técnico e tático, o futebol é o mesmo tanto para homens quanto para mulheres. O que muda de um para o outro é a questão anatômica. 

 

Os homens suportam a sobrecarga física pelo fato de terem mais massa muscular. Enquanto as mulheres têm uma perda de gordura corporal 10% superior comparada aos rapazes. 

 

Por ser um esporte de alto rendimento e de natureza competitiva, ninguém está livre de acidentes. No caso das jogadoras, as lesões mais comuns são no tornozelo, joelho, coxa e quadril. E o tempo de recuperação nessas situações também é maior em comparação aos jogadores. 

 

Para potencializar a performance em campo e se recuperarem mais rapidamente, boa parte das atletas recorrem a uma dieta à base de plantas. E vamos dizer o por quê:

 

  • Por ser supercompleta, acessível e ter tudo o que elas precisam para ganhar força e resistência cardiorrespiratória.

 

  • Por ser rica em micronutrientes (vitamina C e E), proteínas, carboidratos e agentes antioxidantes que minimizam a inflamação pós treino, auxiliando na rápida recuperação dos músculos. 

 

  • Pelo seu baixo teor de gordura e alto teor de fibra. A dieta vegetal é uma forte aliada na diminuição da gordura corporal e consumo de energia. 

 

  • Por permitir fazer inúmeras combinações de aminoácidos essenciais para as necessidades das jogadoras. 

 

Quando a vida imita o futebol arte 

 

Ninguém precisa ser atleta para começar a cuidar da saúde e melhorar a alimentação. Bora! partir para o ataque, driblar os adversários do dia a dia e marcar muitos em prol do seu bem-estar. 

 

Coma bem diariamente e não pule nenhuma refeição. No caso das atletas, são cinco refeições por dia, considerando café da manhã, almoço, jantar, lanche da tarde e ceia, com intervalo a cada três horas. Mas você pode adaptar essa rotina alimentar de acordo com sua necessidade, consultando uma nutricionista. 

 

Comece a mudança fazendo boas escolhas e respeitando o seu ritmo. A Vida Veg tem uma série de produtos plant-based que podem ajudar nesse início. Tem Leite Vegetal, Iogurte, Manteigas e Cremes, Creme de Leite e Queijo Vegano. 

 

Tem dias que dá vontade de comer um doce, principalmente  na TPM. Experimente receitas fit, como por exemplo: sorvete de açaí, torta integral de banana, pudim de chia, cookie de aveia e mousse de limão ou maracujá. 

 

Não está a fim de ir pra cozinha? Em caso de emergência, abra a geladeira e saboreie a nossa mousse de chocolate vegano. 

 

Encontre uma atividade física que combine com seu estilo de vida. Seja caminhada, corrida ou esporte ao ar livre. E para quem não curte academia, vale: pilates, ioga, natação e dança. Se possível, inspire-se nas jogadoras e combine a sua atividade com musculação para potencializar o seu condicionamento físico. 

 

Após treinar, aposte nos produtos pós treino para acelerar a recuperação muscular. A Vida Veg tem uma linha exclusiva para essa finalidade, composta por iogurte proteico nos sabores: Cookie and Cream, morango e pasta de amendoim. Tem até café pronto proteico, é só abrir e beber. Tudo feito com ingredientes naturais de qualidade e sem nada de origem animal. 

 

E aí, tá pronta para o ataque? Confira as lojas físicas e on-line mais próximas acessando nosso site: Onde Encontrar.

 

  • Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Super fresco e saboroso! A combinação perfeita!🤩💚 📝 Ingredientes  • 1 bague…
  • Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano de copinho com creme de damasco Fala VegLover! Fiquei sabe…
  • Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano Sim, o natal é mesmo a melhor época do ano🎄! E para celebrá-lo …
  • Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico e Vegano  Aqui vai mais uma opção saborosa para inici…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Vida Veg. Todos os Direitos Reservados - By Next4.