A vida fica ainda melhor com o dobro de queijo! Sim ou com certeza? O queijo deveria ser considerado um patrimônio mundial, já que é aclamado e desejado, tanto que ganhou um dia só pra ele: 20 de janeiro.
Na real, nem precisava porque todo dia é dia de queijo. Em qualquer culinária, ele tem papel protagonista, elevando a experiência gastronômica, no preparo de aperitivos e recheio de sanduíches. E até mesmo como salvador daquelas receitas que deram errado, basta colocar mais queijo que fica uma delícia, não é mesmo?!
Agora, você tem ideia quais são os queijos mais consumidos no Brasil? No ranking da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ) os queridinhos são: Muçarela, Prato, Requeijão, Minas Frescal, Minas Padrão e Parmesão.
Apesar de ser amado por muitos, não podemos esquecer que há quem prefira evitar o consumo de queijo, seja por intolerância à lactose, alergia, seguir dietas específicas ou adotar o veganismo. Felizmente, a indústria plant based já oferece alternativas igualmente saborosas e saudáveis para esses públicos, que não apenas respeitam suas escolhas, mas também são ricas em nutrientes essenciais.
Enquanto os queijos tradicionais derivados do leite de vaca podem ser ricos em gorduras saturadas, prejudiciais à saúde, os queijos vegetais diferenciam-se por serem livres de crueldade animal e de gordura trans. Além disso, tem propriedades nutricionais importantíssimas, ricas em vitaminas do complexo B6, B12 e ômega 2 e 6, fundamentais para o sistema nervoso, regulação hormonal e antioxidantes que combatem o envelhecimento celular. A ausência de lactose e o menor teor de sódio são outras vantagens adicionais.
A Vida Veg, possui uma variedade incrível de queijos para atender os mais exigentes paladares, todos à base de castanha-de-caju. Eles não só aprimoram o sabor de pratos diversos, mas também transformam o café da manhã, lanche da tarde e da noite em momentos deliciosos. Seja cremoso, derretido, ralado, fatiado ou em pedaços, a diversidade de opções atende às preferências dos brasileiros, alinhando-se perfeitamente com o levantamento da ABIQ. Confira e descubra um mundo de sabores irresistíveis.
Muçarela
Um dos mais consumidos nas casas das famílias, indicado no preparo de lanches quentes e frios, pizzas, lasanhas, escondidinhos e pastéis. Experimente a versão fatiada e em pedaço da Vida Veg, nas seguintes preparações:
Pizza: Espalhe as fatias ou pedaços de queijo muçarela sobre a massa de pizza vegana. Acrescente molho de tomate, legumes frescos, cogumelos e os ingredientes da sua preferência. Leve para assar até que esteja derretido e borbulhante.
Lasanha: Faça camadas de molho de tomate, massa de lasanha, espinafre, legumes e muçarela. Asse até que o queijo esteja bem derretido.
Saladas Caprese: Prepare sua salada e substitua a muçarela tradicional pela vegana. Acrescente tomate, manjericão fresco, regue com azeite de oliva e vinagre balsâmico.
Nachos: Cubra as tortilhas com pedaços de queijo, coloque feijão preto e guacamole. Leve ao forno para o queijo derreter.
Minas Frescal
Muito usado em dietas, por ser levinho e com baixas calorias. Presença constante no café da manhã, lanche da tarde e aperitivos. Corte uma fatia bem fininha e saboreie com um pedaço de goiabada. É Romeu e Julieta que fala, né?!
Salada Refrescante: Corte o queijo em cubinho, acrescente tomates cereja, mix de folhas verdes, folhas de manjericão fresco e azeite de oliva.
Salgadinho: Use como recheio da bolinha de queijo, bolinho de espinafre ou pastel.
Tigelas de Grãos: Cozinhe quinoa, legumes assados, adicione abacate e cubos de queijo. Depois é só regar com tahine e levar à mesa.
Bruschetta: Que tal uma entradinha para receber as visitas em casa? Fatias de pão torrado, tomate picado, queijo em cubinhos, folhas de manjericão e um fio de azeite.
Minas Padrão
Para alguns é conhecido como meia-cura. Ao contrário do Minas Frescal, sua cor é mais amarelada e a textura firme. Famoso ingrediente do autêntico pão de queijo mineiro.
Sanduíche Grelhado: Fatias de pão integral, Queijo Minas Padrão, tomate e um pouco de mostarda. Unte uma frigideira com fio de óleo e grelhe até o queijo derreter e o pão ficar dourado.
Risoto: Para dar cremosidade, ao final do preparo experimente acrescentar o Minas Padrão. É bom demais!
Torta: Faça a massa, prepare um recheio com legumes, cogumelos e o Minas Padrão. Leve ao forno e pronto!
Petiscos: Uma ótima opção para o churrasco de legumes. Prepare os espetos com legumes e pedacinhos do queijo, leve para a churrasqueira até dourar. Sirva com molho da sua preferência.
Parmesão
Diferencia-se pelo sabor mais forte e marcante. Amarelado e de massa mais dura, indicado para finalização de receitas mais sofisticadas como massas e risotos. Confira algumas dicas para usar o nosso parmesão ralado e em pedaço na preparação das suas receitas.
Couve-Flor Grelhada: Grelhe os floretes de couve-flor e Queijo Parmesão Ralado, alho em pó e ervas, antes de servir.
Molho Pesto: Basta liquidificador, manjericão fresco, pinhões, alho, acrescente azeite de oliva e queijo parmesão.
Cogumelos Recheados: Recheie os cogumelos com espinafre, alho, cebola e queijo parmesão. Asse até ficarem dourados.
Molho Alfredo Vegano: Em uma panela, coloque leite vegetal, alho, cebola, noz-moscada e queijo parmesão. Leve ao fogo, mexendo até engrossar.
Requeijão
Queijo cremoso, com textura aveludada, sabor suave e fácil de combinar com os mais variados preparos. Sucesso a qualquer hora do dia. Perfeito para ser usado em molhos, recheio de tortas, pizzas, lasanhas e até como base para patês. Se você gosta de variar, vai curtir os nossos três sabores: Tradicional, Ervas Finas com Pesto e o Defumado.
Pensa que acabou? Ainda tem Queijo Provolone e Fondue. São tantas opções que dá para montar uma tábua de queijo no capricho. Aproveita que o ano tá só começando e convida a galera pra sextar em casa.
Para conhecer a linha completa de produtos e encontrar as lojas físicas e on-line, mais próximas, acesse: Onde Encontrar.
Deixe um comentário