Muitas pessoas vêm aderindo a um cardápio vegano numa dieta plant based, seja para diminuir os impactos contra a própria alimentação como também para estender essa preocupação ao meio ambiente como um todo.
Para isso, as lojas de produtos naturais , como empórios, armazéns e mercados, apresentam cada vez mais opções de produtos veganos, para que os adeptos possam variar o cardápio e explorar o universo dos produtos naturais na alimentação.
Continue a leitura e veja opções para variar na sua alimentação
As possibilidades nas receitas veganas não se resumem às refeições principais!
As frutas, por exemplo,
Mamão, abacate e banana com aveia, granola ou linhaça podem servir de alternativa às castanhas e amendoins de uma pausa para se alimentar ou um desjejum!
Mas se o cafézinho pela manhã for regra, a cenoura, já citada para saladas e cozidos, pode servir de base para um bolo quentinho, sem, obviamente, leite animal ou ovos!
Percebe como diversos produtos veganos fazem parte do nosso cotidiano e podem se transformar em excelentes receitas vegana?
Muitas dessas receitas são figurinhas carimbadas da nossa cozinha, mas outras são mais conhecidas em suas versões com produtos de origem animal.
Nesse caso, há diversos produtos veganos que fazem essa substituição sem prejuízo no sabor, como é o caso do estrogonofe de grão de bico e os quibes com proteína de soja texturizada, que, inclusive, pode ser recheado com um molho temperado feito a partir do inhame que muito se parecem com o famoso catupiry.
É possível variar seu cardápio vegano também passeando por outras culturas gastronômicas, como é o caso do mjadra, um prato de origem árabe composto de arroz, lentilha e cebola caramelizada.
Esses ingredientes juntos resultam numa receita vegana deliciosa, como tantas outras sugestões da cozinha asiática também, uma culinária que muito explora produtos naturais sem origem animal.
Pela diversidade de sabores dos produtos veganos, vale a pena enriquecer as receitas veganas com combinações, texturas e até mesmo temperos diferentes, como salsinha, cebolinha, alecrim, orégano e manjericão!
Os temperos são produtos naturais que podem trazer grandes benefícios para a saúde do organismo e repaginar os preparos para que você possa variar seu cardápio vegano sem alterar os alimentos base!
Sobre as refeições cotidianas, vale lembrar que a porção necessária de carboidrato, responsável pela energia do corpo e advindas geralmente do arroz nas refeições principais, pode ser substituída por batata, tanto doce, como inglesa e baroa, como também por inhame ou ainda a brasileiríssima mandioca, um dos nossos mais conhecidos produtos veganos.
Só aqui, abrimos margem para cinco combinações para variar o cardápio vegano. Com as batatas, é possível fazer purês, caldos, saladas, assados e outros preparos únicos em receitas veganas.
Mas se a questão for o feijão, queridinho do brasileiro, há outras opções de leguminosas para que, até nesse pedacinho do prato, você possa variar seu cardápio vegano!
Outras leguminosas indispensáveis para os adeptos aos produtos veganos são a lentilha, a ervilha e o grão de bico! Muito parecidos nas texturas, mas, ainda sim, com seus sabores únicos, esses três, se deixados de molho por mais de 8 horas, bem cozidos e temperados, podem trazer uma cara nova para o formato do arroz com feijão, ou apresentar uma receita vegana surpreendente!
Mas você deve estar pensando: “e quanto aos complementos? Consigo substituir a proteína de origem animal com produtos veganos?” A resposta é sim! Como explicamos, os próprios grãos de bico, lentilha e ervilha, que são leguminosas, podem trazer uma versão alternativa ao habitual arroz com feijão.
O que poucos sabem, é que esses produtos naturais são, também, fontes de proteína vegetal e podem ser usados como bases em receitas veganas para complementar o arroz com feijão para quem não abre mão da versão clássica.
Eles podem ser consumidos sozinhos ou com adicionais, usados como refogados ou triturados e usados como item principal em receitas veganas!
Além disso, também temos várias receitas veganas e produtos como: manteiga, queijo, leites vegetais, iogurte, requeijão e muito mais! Claro, que todos eles sem origem animal que são substituídos por castanhas de caju. Experimente!
E se a questão for a falta de costume no processo de transição alimentar, uma forma de variar seu cardápio vegano, é consumir a proteína de soja texturizada da mesma forma que os produtos veganos que citamos!
Isso porque seus preparos em muito se parecem com a carne moída animal, tão utilizada em refogados, molhos, caldos, recheios e outros!
Após a hidratação dos grãos, que devem ficar imersos em água por um período, basta colocar alguns adicionais e temperinhos para que uma receita vegana suculenta e de fácil adaptação esteja pronta!
Vale lembrar que quanto mais colorido o prato, mais saudável ele é!
Isso significa que contar com a variedade dos produtos naturais para elaborar saladas e refogados é uma excelente alternativa para variar seu cardápio vegano! Agora que você entendeu como pode variar seu cardápio vegano desde a seleção de produtos naturais para as receitas veganas até a finalização na composição do prato, que tal conhecer também os produtos veganos da Vida Veg e explorar cada vez mais a gama deles para variar seu cardápio vegano?
Deixe um comentário