Como consumir proteínas em dietas plant based?

Optar por um tipo de dieta requer algumas pesquisas para que você encontre a que mais se encaixe aos seus objetivos e preferências.

Não é fácil se adaptar a uma alimentação à qual você não está acostumado, mas é mais fácil quando você conhece os benefícios da mudança de hábitos

A dieta plant based é conhecida por ser focada em alimentos naturais que são produzidos na terra sem conservantes e, geralmente, não processados.

No entanto, a dúvida que sempre passa pela cabeça de quem adota esse tipo de alimentação é a seguinte: como consumir proteínas em uma dieta plant based?

Para sanar essa dúvida, continue lendo e descubra quais são os alimentos ricos em proteína e podem fazer parte dessa dieta sem problemas.

O que é dieta plant based?

A dieta plant based tem o foco principal em alimentos frescos, naturais e que não passam por processos de industrialização.

A redução de alimentos de origem animal tais como leite, ovos e carnes também é algo que este tipo de dieta demanda.

Bastante recomendada por contar com ingredientes mais ricos em nutrientes, este tipo de alimentação oferece propriedades bastante interessantes para o corpo humano.

Pelo fato dos alimentos consumidos neste tipo de dieta não serem processados, eles possuem antioxidantes e ação anti-inflamatória. 

A maior parte dos alimentos consumidos na alimentação a base de plantas (plant based) vem das hortaliças, legumes, grãos integrais e frutas.

Itens que contenham farinha refinada, açúcar em excesso e bastante gordura não são recomendados.

Além da preocupação com a saúde, a dieta plant based também é indicada para quem quer ter mais cuidado com a sustentabilidade do planeta.

A comida de verdade é a que está nos pratos de quem segue esta dieta e promete prevenir doenças crônicas.

Os benefícios da dieta plant based

Apesar de contar com vários pontos que precisam ser pensados antes de entrar de cabeça em uma dieta plant based, os pontos positivos são muito melhores.

A alimentação focada em alimentos naturais e sem conservantes é bastante benéfica para o coração, pois diminui o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas. 

Outro ponto importante é a redução de casos de câncer – como o gastrointestinal – em grande parte dos consumidores de alimentos mais saudáveis.

Diabetes também entra para a lista das doenças que costumam passar longe de quem se alimenta de forma mais saudável consumindo mais verduras, frutas e legumes.

Especialmente por não ser uma dieta que conta com conservantes e corantes, torna-se muito mais eficiente, já que conserva melhor vitaminas e minerais dos alimentos.

Também é ótima para acelerar o metabolismo e, consequentemente, auxilia na perda de peso. 

A dieta plant based é bastante recomendada para quem quer ser mais sustentável, melhorar a pele e ter todos os benefícios citados anteriormente. 

Quais são as proteínas consumidas na dieta plant based?

Como a dieta plant based é mais focada em vegetais, frutas e legumes, existem opções para o consumo de proteínas que substituem a carne.

Ainda que algumas pessoas não cortem a carne da dieta, é possível consumir mais proteínas vegetais e manter os macronutrientes necessários.

As proteínas mais consumidas do reino vegetal vem das leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha, ervilha e soja.

Se você precisar de energia, as proteínas plant based podem ser uma ótima forma de melhorar os resultados dos seus treinos.

Além do mais, elas podem ser facilmente adicionadas aos alimentos que você já está comendo para criar cardápios novos e mais saudáveis.

Você pode acrescentar soja para dar maior crocância à sua salada, e ainda terá uma refeição muito mais rica em micronutrientes como cálcio, magnésio e fósforo.

Por ser menos densa em gordura do que castanhas de caju ou amêndoas, a soja em grão oferece mais proteína e menos calorias, principalmente se for torrada a seco.

Não só dá um toque de crocância à sua salada, como também pode ser apreciada em um lanche da tarde bem rico em proteínas.

Outra boa opção é o macarrão de grão de bico ao invés daquele feito com farinha de trigo, que além de ser livre de glúten, ainda é mais nutritivo e trabalha melhor seus músculos.

Esse macarrão fará com que você sinta menos fome após comer e ainda é capaz de melhorar os níveis de açúcar no sangue, assim você não se sente tão lento.

Você também terá mais micronutrientes super importantes tais como ferro, potássio e magnésio ao trocar os ingredientes de sua massa

.

O próprio feijão do dia-a-dia do brasileiro também tem boa quantidade de proteína. Com uma concha a mais de feijão você substitui o que um bife te entregaria.

Agora que você conhece o benefício da dieta plant based, venha conferir nossas opções veganas da linha Vida Veg.

São diversas alternativas saudáveis para você incluir na sua alimentação e ainda contribuir para um mundo mais sustentável. Conheça nossa linha aqui.

  • Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Super fresco e saboroso! A combinação perfeita!🤩💚 📝 Ingredientes  • 1 bague…
  • Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano de copinho com creme de damasco Fala VegLover! Fiquei sabe…
  • Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano Sim, o natal é mesmo a melhor época do ano🎄! E para celebrá-lo …
  • Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico e Vegano  Aqui vai mais uma opção saborosa para inici…

Comentário (1)

Deixe um comentário

© Vida Veg. Todos os Direitos Reservados - By Next4.