De acordo com a pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, em abril de 2018, 14% da população brasileira se considera vegetariana. Já nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, este percentual sobe para 16%. Essa estatística representa um crescimento de 75% em relação a 2012. Com isso, o mercado de produtos veganos vem crescendo cada dia mais e atinge, além do grupo de veganos e vegetarianos, uma parcela considerável da população que busca reduzir e até extinguir o consumo de carnes, leite e derivados de origem animal. Essas escolhas estão atreladas a vários motivos, tanto sociais, ambientais, culturais, como por questões de saúde e bem estar. Em relação à saúde, por exemplo, temos uma parcela de 70% da população adulta brasileira de intolerantes à lactose. Apesar da crescente demanda de consumo por alimentos livres de exploração animal, o que já é um grande indicador de potencial para investimento em produtos veganos para a uma empresa, o Brasil ainda tem uma deficiência muito grande na oferta desses produtos prontos para consumo.
De acordo com um estudo realizado pela agência de pesquisas Euromonitor Internacional publicado em fevereiro de 2017, no ano de 2016 o mercado brasileiro de alimentos e bebidas saudáveis alcançou R$ 93,6 bilhões em vendas, colocando o Brasil na quinta posição no ranking dos gigantes desse setor. A categoria de orgânicos foi a que teve o maior avanço, atingindo 18,5% de crescimento e a tendência é crescer cada vez mais.
A preocupação com a saúde é um dos grandes fatores que impulsionam o crescimento das vendas.
Além dos veganos, vegetarianos, alérgicos, intolerantes e pessoas focadas em perder peso, muitos atletas dão preferência a alimentação de origem vegetal e integrais, justamente porque trazem maior disposição e benefícios para o corpo. Ao contrário do que sempre ouvimos falar, todos os nutrientes necessários para nós, também são encontrados em uma alimentação livre de origem animal.
O setor de alimentação saudável movimenta US$ 35 bilhões por ano no Brasil, que é o quinto maior mercado do mundo. A grande procura por alimentos saudáveis e livres de origem animal dá espaço para a segmentação e adesão por parte dos comerciantes. Os veganos ainda encontram muita dificuldade para encontrar alimentos vegetais prontos para consumo e que satisfaçam sua necessidade nutricional.
A onda de alimentação saudável não é temporária. É possível ver o crescimento acelerado no mercado e a mobilização popular por uma melhora na qualidade de vida. Empresários do setor apontam um crescimento de 40% ao ano, conforme dado apresentado em uma reportagem da Folha de S. Paulo. Quem deseja se diferenciar no mercado, essa é a hora!
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