Existem inúmeras estratégias para um negócio que atua no setor alimentício atrair mais clientes e vender mais. Uma das principais, e que talvez seja negligenciada por muitos empreendedores, é a arrumação de prateleiras de supermercados. Isso é um grande erro, visto que o público é muito influenciado tanto pela organização quanto pelo posicionamento dos produtos dentro de uma loja.
Neste post, apresentamos a importância de uma boa arrumação de prateleiras de supermercado para atrair mais clientes e as 3 principais dicas para deixar seu estabelecimento ainda mais atrativo. Continue a leitura e confira!
Quando um supermercado de sucesso organiza suas prateleiras da maneira correta, isso significa que ele expõe as mercadorias de maneira atrativa, convidando o cliente às compras complementares, otimizando a utilização do espaço e aprimorando a gestão de estoque. Por meio das técnicas adequadas de arrumação, o lucro pode ser ainda maior.
Ao organizar as gôndolas de um mercado, antes de mais nada, tenha o cuidado para que isso não seja aleatório. Afinal, os produtos não devem ser postos em algum lugar sem nenhum sentido. O pensamento correto ao arrumar as prateleiras é: tudo o que está em determinado lugar está por alguma razão.
Todo supermercado apresenta uma área em que a circulação de pessoas é maior — conhecida como ponto quente —, e os pontos frios, áreas em que o fluxo de clientes é menor. Essa dica trata-se de uma informação muito estratégica, que vale o tempo consumido com a observação.
Ao identificar o espaço de maior circulação, é possível direcionar os itens com maior lucratividade para ele. Por outro lado, você pode ter ainda mais visão estratégica e estimular a compra de mercadorias com baixa saída colocando-as nesses locais.
O principal aqui é ter o conhecimento sobre esses espaços e aproveitá-los da maneira que melhor atenda às suas demandas.
Como dissemos, não cometa o erro de colocar os produtos de maneira aleatória, ajeitando os derivados de leite junto aos produtos veganos, por exemplo. Isso não faz o menor sentido. Separe, portanto, os alimentos por seções. Além disso, uma boa dica é deixar, em cada corredor, uma plaquinha informando o que as pessoas encontrarão por ali.
Cada produto tem um grau de relevância menor ou maior para o consumidor, e você deve saber identificar muito bem esse aspecto a fim de atrair mais clientes e melhorar as vendas. Acompanhe mais detalhes na sequência!
Nesse nível, procure colocar produtos que todo supermercado deve oferecer, mas que não têm um grande volume de vendas.
Esse é um nível de bastante destaque e, assim sendo, procure reservá-lo aos itens que têm maior giro e lucratividade. Pelo mesmo motivo, disponibilize, nesses espaços, mercadorias que os consumidores levam quase que por impulso, como os doces.
Da mesma forma, em função do campo de visão mais apropriado, o ideal é que esse espaço seja reservado aos produtos que apresentam boa saída.
Reserve essas prateleiras para os itens com boa rotatividade e também para aqueles com o preço mais em conta.
No nível dos pés das pessoas, devem ser organizados os itens mais pesados, com o intuito de reduzir o risco de acidentes e evitar perdas durante o deslocamento.
Ter atenção à arrumação de prateleiras de supermercados pode até ser um desafio, mas não se trata de uma tarefa impossível. Afinal, quem empreende nessa área deve cuidar de perto de tudo o que influencia a atração de novos clientes e sua rentabilidade. Nesse sentido, certamente a disposição da mercadoria nas prateleiras é um fator muito importante.
Se você acha que essas dicas foram úteis para melhorar ainda mais o desempenho do seu supermercado, assine agora mesmo nossa newsletter e receba posts como este em primeira mão!
Deixe um comentário