A influência do veganismo na cultura e na mídia

“Alguma coisa está fora da ordem”, essa frase emblemática da música Fora da Ordem do Caetano Veloso, sintetiza a influência do veganismo nos dias atuais. E a gente abre o post justamente com ela para gerar reflexão. 

 

A chegada do estilo de vida vegano, tirou a cortina de fumaça que havia nos olhos do mundo, mostrando os impactos terríveis e as consequências do consumo desenfreado de produtos de origem animal para o planeta e as futuras gerações. 

 

Até então, muitos estavam familiarizados com o vegetarianismo, uma prática alimentar que exclui carnes, mas permite a flexibilidade de consumir laticínios e ovos. No entanto, o veganismo surge como uma revolução, que vai além: libertando os animais de serem usados para fins de alimentação, vestuário, experimentos científicos ou entretenimento.

 

Embora exista há muitos séculos, o veganismo vem crescendo de modo expressivo, ganhando cada vez mais espaço no mercado em geral, conquistando novos adeptos, simpatizantes e uma galera que, mesmo não sendo vegana, provou ou adquiriu em algum momento produtos plant-based.

 

De acordo o Google Trends, as buscas pelo termo “vegano” no Brasil aumentaram 300% entre 2016 e 2021, fazendo com que a indústria se movimentasse em torno disso.

 

Segundo o site VeganBusiness, estudos realizados pelo Meticulous Research estimam que o mercado de alimentos plant-based atingirá US$95,52 bilhões até 2029. Na sequência, vem a indústria de cosméticos veganos, com estimativa de atingir US$28,5 bilhões até 2031

 

Com base nisso, ninguém pode dizer que esse segmento não é criativo e sabe como ninguém, fazer substituições conscientes, para abastecer a despensa e geladeira, os itens de beleza e cuidado pessoal, assim como as peças do closet e que decoram a casa. 

 

O veganismo se tornou uma forma de expressão cultural, tendo influenciado a indústria cinematográfica, midiática, literária e muito mais.  

 

Para saciar a fome de conhecimento, trouxemos algumas obras sobre o universo vegetariano e vegano. Dá só uma olhada! 

 

  1. A revolução dos bichos – George Orwell: clássico atemporal, aborda as relações de poder, entre os animais explorados pelo dono de uma granja, unem-se para expulsá-los da fazenda. 

 

  1. Diário de uma vegana – Alana Rox: empreendedora, apresentadora e ativista vegana. Sua obra traz mais de 70 receitas de comida para o dia a dia, e também mostra como produzir produtos de beleza e de limpeza. Todos sem derivados de origem animal, sem glúten nem lactose. 

 

  1. Comer para não morrer – Michael Greger: é médico, escritor, palestrante e mundialmente reconhecido. Na obra, o autor mostra que a alimentação a base de plantas pode ser usada como forma de prevenção de doenças, revertendo agravos à saúde. 

 

  1. Alimentação sem carne, guia prático – Eric Slywitch: a obra aborda todas as questões que envolvem as dietas sem carne, com informações preciosas para quem já mantém ou pretende aderir a esse tipo de alimentação.

 

Para quem curte filmes, documentários e deseja se aprofundar mais sobre o veganismo, se liga nessas dicas e já vai preparando a pipoca! 

 

  1. Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade lançado em 2014, dirigido e estrelado por Kip Andersen, retrata a realidade sobre os  impactos causados ao meio ambiente e a crueldade com os animais ocasionados pela agropecuária.  Disponível na Netflix

 

  1. Food Choices é de 2016 e retrata como as nossas escolhas alimentares podem impactar o mundo de maneira geral, além de esclarecer alguns mitos sobre a alimentação vegana.  Disponível na Netflix.

 

  1. Live and Let Live de 2013, demonstra a relação entre humanos e os animais, trazendo os benefícios do veganismo e o vegetarianismo, estimulando cada vez mais as pessoas a aderirem a esse estilo de vida. Disponível no YouTube. 

 

  1. Explicando o futuro da carne: o documentário traz à tona a seguinte reflexão: será que precisamos consumir produtos de origem animal para viver? As respostas para tantas perguntas que não querem calar, você só vai descobrir assistindo.   Disponível na Netflix. 

 

Espero que tenham gostado das nossas dicas, lembramos que existem muitos outros filmes, documentários e livros que tratam o tema de diferentes maneiras e olhares. 

 

 

  • Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Super fresco e saboroso! A combinação perfeita!🤩💚 📝 Ingredientes  • 1 bague…
  • Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano de copinho com creme de damasco Fala VegLover! Fiquei sabe…
  • Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano Sim, o natal é mesmo a melhor época do ano🎄! E para celebrá-lo …
  • Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico e Vegano  Aqui vai mais uma opção saborosa para inici…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Vida Veg. Todos os Direitos Reservados - By Next4.