“Alguma coisa está fora da ordem”, essa frase emblemática da música Fora da Ordem do Caetano Veloso, sintetiza a influência do veganismo nos dias atuais. E a gente abre o post justamente com ela para gerar reflexão.
A chegada do estilo de vida vegano, tirou a cortina de fumaça que havia nos olhos do mundo, mostrando os impactos terríveis e as consequências do consumo desenfreado de produtos de origem animal para o planeta e as futuras gerações.
Até então, muitos estavam familiarizados com o vegetarianismo, uma prática alimentar que exclui carnes, mas permite a flexibilidade de consumir laticínios e ovos. No entanto, o veganismo surge como uma revolução, que vai além: libertando os animais de serem usados para fins de alimentação, vestuário, experimentos científicos ou entretenimento.
Embora exista há muitos séculos, o veganismo vem crescendo de modo expressivo, ganhando cada vez mais espaço no mercado em geral, conquistando novos adeptos, simpatizantes e uma galera que, mesmo não sendo vegana, provou ou adquiriu em algum momento produtos plant-based.
De acordo o Google Trends, as buscas pelo termo “vegano” no Brasil aumentaram 300% entre 2016 e 2021, fazendo com que a indústria se movimentasse em torno disso.
Segundo o site VeganBusiness, estudos realizados pelo Meticulous Research estimam que o mercado de alimentos plant-based atingirá US$95,52 bilhões até 2029. Na sequência, vem a indústria de cosméticos veganos, com estimativa de atingir US$28,5 bilhões até 2031.
Com base nisso, ninguém pode dizer que esse segmento não é criativo e sabe como ninguém, fazer substituições conscientes, para abastecer a despensa e geladeira, os itens de beleza e cuidado pessoal, assim como as peças do closet e que decoram a casa.
O veganismo se tornou uma forma de expressão cultural, tendo influenciado a indústria cinematográfica, midiática, literária e muito mais.
Espero que tenham gostado das nossas dicas, lembramos que existem muitos outros filmes, documentários e livros que tratam o tema de diferentes maneiras e olhares.
Deixe um comentário