31 de Agosto – Dia do Nutricionista

O nosso último post do mês não poderia deixar de homenagear os profissionais responsáveis por cuidar da nossa saúde e bem-estar: os Nutricionistas. Nessa data, mais precisamente em 1949, nascia a Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN. Hoje, mais conhecida por Associação Brasileira de Nutrição – Asbran. 

 

Avaliar se estamos ingerindo a quantidade de nutrientes necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, bem como entender os efeitos das nossas escolhas na nossa qualidade de vida, é uma das inúmeras atribuições dos nutricionistas.  

 

A busca por uma alimentação menos industrializada e cada vez mais natural e consciente tem contribuído para a expansão e diversificação da carreira de nutrição em clínicas, hospitais, hotéis, restaurantes e indústria alimentícia. 

 

Saiba a diferença entre nutrólogo e nutricionista

 

Essas duas especialidades podem parecer a mesma coisa, mas são bem diferentes. 

 

Por ter formação em Medicina e especialização em Nutrologia, o Nutrólogo consegue, através de exames, ter uma visão 360 da saúde do paciente, traçando um panorama das questões nutricionais, possíveis doenças e até sintomas. 

 

Já o nutricionista tem formação em Nutrição, que o habilita traçar um plano alimentar considerando carboidratos, lipídeos, proteínas, minerais e suplementação conforme as necessidades diárias dos seus pacientes. 

 

E uma curiosidade: o nutrólogo, ao contrário do nutricionista, não pode montar cardápios. O nutricionista, diferentemente do nutrólogo, não pode prescrever medicamentos, somente suplementação.  

 

Se você planeja mudar os seus hábitos com base nessas informações, fica mais fácil saber qual especialista escolher. Mas nada impede de se consultar com os dois para complementar o tratamento e potencializar os resultados. 

 

Marquei uma consulta e agora:

 

É a sua primeira vez? Fica tranquilo que fizemos um roteiro do que acontece normalmente nessas ocasiões. Assim, você vai mais preparado e aproveita mais a consulta. 

 

O tempo de duração vai depender do caso e da necessidade de cada paciente.

 

Tudo começa com um bate-papo. A nutricionista vai querer saber sobre o seu dia a dia, hábitos alimentares individuais e familiares. Se está com os exames periódicos em dia e possíveis sintomas de doenças. Quanto mais detalhista e sincero você for, melhor. Assim ela vai conseguir te ajudar a atingir seus objetivos. 

 

Comumente é realizada uma avaliação corporal por bioimpedância e antropometria, a fim de identificar a composição corporal: massa muscular, gordura e água.  

 

Com base nessa conversa, a nutricionista faz um cardápio personalizado com base nas suas necessidades. Se for o caso, ela pode indicar o uso de suplementação. 

 

Os retornos variam de acordo com cada nutricionista. Eles são importantes para ver a sua evolução e avaliar se há necessidade de mudar o cardápio ou até mesmo a suplementação. 

 

Parabéns! Você deu um passo superimportante em prol da sua saúde e bem-estar. Agora é seguir o combinado.

 

Vem conhecer os alimentos queridinhos das nutris: 

 

Abacate: rico em minerais e magnésio, cálcio, ajuda na formação dos glóbulos vermelhos, combate a osteoporose, regula o intestino, é anti-inflamatório, nutre os nervos e o cérebro. 

 

Alho: inibe a proliferação de bactérias como, por exemplo: a E.coli, comum no intestino, podendo desencadear infecções. Tem propriedades anti-inflamatórias reduzindo a pressão sanguínea e o colesterol. 

 

Café: ninguém duvida que o café é um estimulante natural, ajuda no bem-estar. No entanto, deve ser consumido com moderação. Ele também é eficiente no combate aos radicais livres. 

 

Castanhas: Do Pará, protege o cérebro de doenças degenerativas e do coração. Nozes: graças aos seus ácidos graxo e ômega é possível regular o colesterol e melhorar o humor. Amêndoa: contém vitamina E, antioxidantes, fibras e magnésio, e é muito eficiente na perda de peso. 

 

Chocolate meio amargo: possuem gorduras boas, excelentes para  reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Tem ação diurética, além de rica em vitaminas e minerais.  

Limão: repleto de vitamina C, é ótimo para fortalecer o nosso sistema imunológico. Possui cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo, que equilibram o nosso organismo.

Linhaça: possui ômega 3, contribui para o aumento do HDL (bom colesterol) e diminuição do LDL e triglicérides. Fonte de minerais: magnésio, manganês, fósforo e zinco. Fibras que auxiliam no funcionamento intestinal, previne câncer e inflamações. 

Morango: é rica em vitamina C e antocianinas, auxilia na saúde dos ossos, do metabolismo e do coração. Seus flavonoides agem na prevenção do envelhecimento precoce das células. 

 

Salsinha: engana-se quem acredita que ela é boa só para finalizar pratos, mas também para a saúde dos ossos, sistema nervoso e imunológico. É um excelente anti-inflamatório e superindicada para anemia.

 

Verdinhos: rúcula, almeirão e couve. Alimentos de folhas escuras de modo geral. Além de terem baixa caloria, são ricos em vitaminas A, C, K, folato, potássio, magnésio, cálcio e ferro, possuem antioxidantes e desintoxicantes, previnem doenças cardíacas e reduzem o colesterol. 

 

Aqui, é só uma amostra dos alimentos mais indicados pelos nutricionistas. Mas é claro que existe uma infinidade de ingredientes que podem complementar a sua alimentação. 

Aliás, muita gente acredita que ter um cardápio personalizado é sinônimo de receitas complexas e horas intermináveis à beira do fogão. 

Foi o tempo em que priorizar por uma alimentação prática era vista com maus olhos. Atualmente, há no mercado uma variedade incrível de produtos saudáveis feitos para simplificar o nosso dia a dia. É o caso da Linha Vida Veg!  

Se você vai começar uma reeducação alimentar, buscando uma dieta mais saudável, é flexitariano, vegetariano ou vegano. Tem algum tipo de intolerância, alergia ou segue o Protocolo de Coimbra, entre outros. Experimente nossos produtos à base de plantas. Muitos deles já vêm pronto para consumo e outros vão incrementar o sabor das suas receitas. Além de serem feitos com os ingredientes recomendados pelos nutricionistas. 

Tem Leite Vegetal à base de castanha de caju, aveia, coco e amêndoas. Iogurtes Tradicionais, Proteicos e Café Pronto! Além de Manteiga, Creme de Castanha de Caju, Homus, Requeijão, Creme de Leite Fresco. Queijos Parmesão, Provolone, Minas Padrão e Frescal, Mussarela e Fondue. E de sobremesa, Mousse de Chocolate!

Tudo para começar a comer direitinho e marcar muitos pontos com a nutricionista, hein! 

Curtiu? Confira as lojas físicas e on-line mais próximas acessando nosso site: Onde Encontrar.

  • Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Super fresco e saboroso! A combinação perfeita!🤩💚 📝 Ingredientes  • 1 bague…
  • Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano de copinho com creme de damasco Fala VegLover! Fiquei sabe…
  • Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano Sim, o natal é mesmo a melhor época do ano🎄! E para celebrá-lo …
  • Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico e Vegano  Aqui vai mais uma opção saborosa para inici…

Deixe um comentário

© Vida Veg. Todos os Direitos Reservados - By Next4.