Quem acredita que as proteínas que o nosso corpo necessita vem apenas da carne, peixe, ovos e laticínios, vai se surpreender com o conteúdo deste post.
A procura por proteínas vegetais teve um boom nos últimos anos, isso se deve ao número de pessoas que adotaram de vez o vegetarianismo, veganismo e também aquelas que resolveram fazer escolhas mais saudáveis.
As proteínas são moléculas compostas por aminoácidos, que se unem para formar a cadeia proteica. Temos aproximadamente 20 tipos diferentes de aminoácidos. Sendo, 11 deles produzidos pelo nosso organismo, nomeados de “não essenciais”. E outros nove, no caso, “os essenciais”, que são obtidos através da alimentação.
Esse macro nutriente é fundamental para a construção e recuperação de tecidos, músculos, ossos, pele e cabelos. São responsáveis também pelo transporte de substâncias, que auxiliam na oxigenação do sangue. Além de proteger o organismo contra vírus e bactérias, ajudam no ganho de massa muscular, dão saciedade, controlam o apetite e são excelentes para a manutenção do peso.
A baixa ingestão de proteínas pode provocar a perda de massa muscular, enfraquecimento do sistema imunológico, problemas de crescimento e até danos ao coração e outros órgãos.
Até aqui tudo certo. Mas sempre paira aquela dúvida sobre a quantidade que devemos consumir no dia a dia. De modo geral, o recomendável é 46 gramas para as mulheres e 56 gramas para os homens. Contudo, isso pode variar de acordo com o peso e os objetivos, que se deseja alcançar. Por exemplo, os atletas normalmente consomem muito mais proteínas. Somente na avaliação de um profissional é possível saber exatamente a proporção de que cada indivíduo necessita.
Grãos: arroz, quinoa, aveia, trigo, milho, centeio e amaranto. Ricos em carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais. Além de serem fonte de energia para o corpo.
Leguminosas: soja, lentilha, grão-de-bico, ervilha são altamente nutritivas e ainda fornecem outros aminoácidos importantes para o organismo.
Oleaginosas: não subestime o poder das nozes, amêndoas, castanhas de caju, castanhas-do-pará, amendoim, pistache, macadâmia e avelã. Elas são ricas em gorduras saudáveis.
Sementes: chia, linhaça e gergelim possuem ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, essenciais para a saúde do coração e do cérebro e ainda possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Vegetais: brócolis, couve-flor, cenoura, espinafre, batata-doce, tomate e pimentão. Ricos em vitaminas, minerais e fibras.
Tofu: feito a partir da soja, é uma excelente fonte de proteína vegetal, contribui para a construção e reparação dos tecidos, está na lista dos aminoácidos que são essenciais para o corpo. Possui baixo teor de gordura saturada, colaborando para a prevenção de doenças cardíacas. Rico em cálcio, ideal para a saúde dos ossos e dos dentes. Auxilia na redução do colesterol. Regula os níveis de estrogênio no corpo, indicado para mulheres que estão na menopausa. E ainda controla os níveis de açúcar no sangue.
Peraí, que não acabou! Algumas frutas também são ricas em proteínas. Para incrementar o café da manhã, sobremesa ou aquele lanche da tarde, invista no damasco, uva passa, goiaba, tâmara e ameixa seca.
Combine também com a nossa Linha Veg Protein, que é perfeita para complementar a alimentação e ser consumida antes e depois da atividade física.
O Veg Protein são iogurtes na versão pote, nos sabores tradicional e morango. E em garrafinha, nos sabores: amendoim, cookies and cream e morango.
Para saber mais e conhecer os produtos, clica em: Onde encontrar.
Divulguem muito pq farei isso a partir de hj tb! Hoje e p todo sempre… vegana.