Como você reagiria se alguém lhe dissesse que é possível conquistar massa muscular e potencializar o desempenho durante as atividades de alto impacto, sem comer nadinha de carne, peixe, ovos, frango e derivados do leite?
Acharia no mínimo estranho ou praticamente impossível, né!? Pois então, não só é totalmente viável mas é o que vem acontecendo com muitos atletas de alta performance veganos.
Infelizmente, a grande maioria das pessoas ainda têm uma visão distorcida do veganismo, associando a uma alimentação sem graça, restritiva e cara, oi?!
É até compreensível, já que crescemos escutando o quão essencial é comer carne para ter força e energia. A verdade é que depois de ler esse post, você vai ver que essa é a maior mentira que te contaram.
No entanto, seja por questões ideológicas, cuidados com os animais e o meio ambiente, a real é que tem crescido consideravelmente o número de esportistas de elite, dispostos a acabar com os rótulos alimentares, quebrar paradigmas e mostrar as maravilhas de uma alimentação totalmente natural.
Eles têm a força: hall da fama com dez atletas veganos!
- Austin Aries: vegano desde 2011, lutador americano profissional mostrou com seus títulos que sua escolha o fez alcançar os melhores resultados da sua carreira, tanto que costuma incentivar seus fãs a tornarem-se
- Carl Lews: o ex-atleta contabiliza dez medalhas olímpicas, sendo nove de ouro e uma de prata. Vegano há mais de 30 anos, credita seus feitos graças a essa filosofia de vida.
- Gabi Furtado: essa maratonista brasileira é vegana de carteirinha, tendo excelente desempenho em campeonatos, tanto que costuma compartilhar com seus seguidores os ganhos que esse tipo de alimentação pode fazer pelo
- James Wilks: lutador de elite, faixa preta em: taekwondo, kickboxing e jiu-jitsu É um dos incentivadores da dieta vegana para esportistas.
- Kelly Slater: para o maior surfista do mundo, o veganismo foi um caminho sem Em 2018, ele aceitou o desafio de se alimentar por duas semanas de produtos sem origem animal, de lá pra cá sua vida mudou radicalmente pra melhor.
- Marta: a atacante ou meia atacante do Orlando Pride da Flórida entrou para o veganismo depois de também ser desafiada a comer alimentos sem origem animal Resultado do feito: Marta entrou no grupo!
- Lewis Hamilton: heptacampeão de fórmula 1, respeitado mundialmente, veganista desde 2017, usa sua influência para trazer à tona os impactos da exploração
- Patrik Baboumian: considerado o homem mais forte da Alemanha, o atleta abraçou o veganismo, em 2011, sem questionar se a escolha afetaria o seu desempenho no Pelo visto, só melhorou.
- Paru Vegan: brasileiro, fisiculturista e há mais de 18 anos vem demonstrando que seus músculos são resultado de uma alimentação à base de plantas e
- Venus Williams: após ser diagnosticada com uma doença autoimune: a síndrome de Sjogrens, que causa fadiga crônica, falta de ar e dores musculares, a tenista adotou uma alimentação à base de plantas para minimizar os
É preciso desmistificar, sabemos que ainda há poucos estudos sobre a relação da dieta vegana no desempenho dos atletas. Mas por esse elenco de peso, não resta dúvidas de que ela pode ser uma aliada na saúde física desse público. É até na sua, sabia?!
5 razões pelas quais atletas estão aderindo a essa filosofia de vida!
- Fortalece o sistema imunológico: atletas de alto nível estão sujeitos a terem estresse oxidativo, que leva à formação de radicais A alimentação vegana tem ação antioxidante.
- Mantém a saúde do coração em dia: Menos carne, menos gordura saturada. O aumento do consumo de vegetais é tudo de
- Rápida recuperação: favorece a recuperação após treinos e competições. Pronto pra outra!
- Reduz a pressão arterial: nem precisa lembrar que a pressão alta pode acarretar em doenças cardíacas, derrame e diabete tipo
- Tem efeito anti-inflamatório: períodos de treinamento intenso podem ocasionar a inflamação dos músculos, podendo comprometer a recuperação do
Alimentação 100% do bem e vegetal
Não podemos esquecer que atletas necessitam de mais proteínas do àqueles que não praticam esporte. Esse tipo de alimentação necessita o acompanhamento também de outros nutrientes, e em muitos casos recorre-se a suplementação. Isso é muito comum quando falamos da vitamina D, responsável pela saúde dos ossos, absorção de cálcio e função muscular.
Para saber do que o seu corpo necessita, deve-se avaliar o seu objetivo e nível de treino. Por isso, consulte um médico a fim de saber o aporte de nutrientes necessários, ok?!
O sucesso da dieta à base de plantas está em fazer boas escolhas. Afinal, a alimentação é o começo de tudo. Pensando nisso, trouxemos alguns alimentos indispensáveis, que não podem faltar na sua lista de compras.
- Proteína: leguminosas, grãos, tofu, quinoa, castanhas, sementes e verduras;
- Ômega 3: linhaça, chia, sementes de cânhamo e algas marinhas,
- Ferro: leguminosas, grãos, castanhas, sementes e
- Zinco: feijões, castanhas, sementes e
- Cálcio: kale, brócolis, feijões, amêndoas, gergelim,leite vegano fortificado e
- Iodo: algas marinhas, batatas, feijões brancos, cranberries e sal
Bora treinar? Olha tem dica pré treino
Os carboidratos são fontes de energia tanto para o corpo como para o cérebro. Então não hesite em consumi-los antes, durante e depois. Aposte em frutas, cereais, tubérculos, snacks e barrinhas de cereais.
Pós treino, tá pago!
Para repor as reservas perdidas no decorrer da atividade, evitar a fadiga e até mesmo a perda de massa muscular, invista em batata doce, mandioquinha, fibras, legumes, frutas e verduras.
E mais proteínas pra levar pra lá e pra cá…
Se você não abre mão de praticidade e quer enriquecer ainda mais sua alimentação, nada melhor do que ter variedade. Experimente a Linha de Iogurte Proteico da Vida Veg, nos sabores: morango, pasta de amendoim, cookies and cream e tradicional. Superprático pra levar na mochila e consumir a qualquer hora do dia.
E olha, você nem precisa ser atleta pra provar toda a Linha da Vida Veg, viu?! Aproveite.
Deixe um comentário