Ao longo da vida, crescemos ouvindo sobre a importância de ler os rótulos dos alimentos para saber a quantidade de carboidratos, açúcares, gorduras saturadas, glúten e outras propriedades neles existentes.
A verdade é que não havia o hábito de ler a tabela nutricional, talvez em função da falta de transparência das informações, tamanho da fonte, e da própria estética da tabela. Resumindo: a maneira como essas informações eram apresentadas eram pouco atrativas.
No entanto, nos 2000, isso mudou. Esses dados não só se tornaram mandatórios, mas regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável pelas normas de rotulagem de alimentos industrializados.
Hoje em dia, os consumidores se sentem mais familiarizados e entenderam a importância da tabela nutricional no seu cotidiano.
Os tempos mudaram, as pessoas estão mais conscientes seja por questões ambientais, climáticas e da própria saúde, isso fez com que novas informações fossem acrescidas nas embalagens dos alimentos, principalmente em se tratando dos vegetarianos e veganos.
Os famosos selos de certificação, que atestam a seriedade, compromisso e transparência das marcas, tornaram-se de total relevância e determinantes na decisão de compra.
Todo mundo sabe que os produtos à base de plantas e vegetais são totalmente livres de ingredientes de origem animal e isso inclui: ovos, corantes provenientes de insetos, cera de abelha, mel, entre outros. Mas como assegurar que determinado produto de fato siga às normas estabelecidas que o credencie verdadeiramente vegano?
Confira alguns órgãos, cujos selos estão presentes na linha de produtos da Vida Veg.
Fundada em 2003, é uma instituição sem fins lucrativos que estimula a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de ações de conscientização sobre as vantagens do vegetarianismo, propiciando o acesso da população a produtos veganos.
Em 2013, a SVB implementou o programa de certificação vegana, reconhecido em todo território nacional, no qual as marcas garantem aos consumidores, que seus produtos não contêm nada de origem animal, sejam eles alimentícios, cosméticos, de limpeza, higiene e calçados.
O consumo consciente vem ganhando cada vez mais destaque nos dias atuais. Prova disso, é o surgimento dos chamados selos verdes, que mostram o compromisso e as iniciativas das marcas no quesito sustentabilidade.
Representado por um sorriso, o selo do Eureciclo é fácil de ser identificado nesse universo. A organização é responsável por conectar marcas de bens de consumo com recicladores, aliando o processo de reciclagem com responsabilidade social. E o que isso significa? Que a embalagem em questão será compensada por outra de mesmo material: papel, plástico, vidro ou metal, na mesma região, reduzindo assim o impacto ambiental.
As empresas que adotam esse selo, mostram seu comprometimento com a legislação ambiental e cumprimento da logística reversa, uma vez que não precisam implementar um processo próprio. E os ganhos vão além, as cooperativas de reciclagem também são beneficiadas, estimulando a estruturação do setor e a valorização da força de trabalho.
mundialmente reconhecido e atribuído como sinônimo de controle máximo de qualidade. Ele atesta que os produtos fabricados por uma determinada empresa obedecem as normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa. O processo de emissão do certificado depende da colaboração e total transparência nas informações que serão permutadas entre ambas: a empresa que fabrica o produto e a entidade judaica que emitirá o documento.
Agora ficou mais fácil de entender os selos e certificações e até mesmo escolher produtos à base de plantas e vegetais. Nada se compara a sensação de saber que está fazendo uma escolha consciente que vai beneficiar a sua saúde e a sua família. E melhor, ainda, que contribua com o nosso planeta.
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