Uma rotina mais saudável, dieta equilibrada e priorizar a ingestão de produtos plant based é o que cada dia mais pessoas têm buscado.
Mudanças de hábito e até de estilo de vida, têm ganhado cada dia mais espaço na vida dos brasileiros.
A consciência do bem que essas mudanças podem fazer para a saúde e também para o planeta, é o que impulsiona tal atitude.
Por isso, a dieta plant based ganha adeptos a cada dia e hoje falaremos sobre ela.
O termo plant based, baseado em plantas, significa manter uma dieta a base de plantas, produtos naturais, mais especificamente.
O plant based como foi apresentado nos anos de 1980 pelo Dr. Colin Campbell, mantém uma dieta rica em vegetais, com baixa ingestão de gordura.
Quem é plant based transforma sua alimentação apenas por pensar em fatores relacionados à saúde.
Pessoas com intolerâncias ou alergias, tendem a iniciar uma alimentação rica em produtos naturais e ver melhoras significativas em sua saúde.
Aqueles que têm alergia à proteína do leite de vaca (PLV), por exemplo, também podem encontrar a solução para o problema nos leites vegetais.
Leite de coco, castanha ou amêndoas, são apenas alguns dos substitutos que além de ajudar a manter a saúde, ainda são saborosos e nutritivos, não deixando nada a desejar para os produtos tradicionais.
Quando surgiu, na década de 1980, o plant based era ligado apenas ao consumo de vegetais, produtos integrais e o mais natural possível.
Já nos dias atuais, o termo também pode se relacionar a produtos veganos e aos demais alimentos produzidos à base de plantas.
Uma curiosidade sobre o termo plant based é que, nem sempre ele vai se referir a produtos veganos ou naturais.
Muitas pessoas que adotaram essa dieta à base de plantas, não gostam de dizer que são veganos, em primeiro lugar, porque realmente não são e em segundo, porque muitas perguntas surgem e até mesmo preconceitos com pessoas que optam por este estilo de vida.
Mas vale ressaltar que, ambas as dietas podem ser ricas em nutrientes e vitaminas e acima de tudo, saborosas.
Basta encontrar os produtos certos para que a transição na dieta seja fácil, prática e gostosa.
Graças ao aumento de demanda e as empresas que têm investido nesse ramo, uma variedade considerável de produtos veganos e baseados em plantas está disponível no mercado.
Veja agora como funciona essa dieta.
Como o consumo de produtos vegetais tem vários estudos que o relaciona a diminuição dos riscos de muitas doenças, incluindo às cardiovasculares e a diabetes, esse é o principal motivo para as pessoas optarem por essa dieta.
A dieta plant based se caracteriza por dar prioridade às plantas, mas também a grãos naturais, sementes e demais alimentos ricos em nutrientes.
Muitas pessoas optam por essa alimentação após serem diagnosticadas com alguma doença ou intolerância, onde muitos médicos e nutricionistas indicam a diminuição da ingestão de alimentos ultra processados, ricos em sódio, gorduras e demais ingredientes que podem agravar o quadro do paciente.
Mas não pense que essa dieta é sem graça e sem gosto, queijos, manteigas, iogurtes, leites e muitos outros alimentos estão disponíveis tanto em supermercados quanto em lojas online.
Basta montar seu cardápio e incluir esses alimentos na dieta, o que facilita e muito a adaptação.
Afinal muitas pessoas não abrem mão de queijos e derivados e ter essa opção plant based pode ser fundamental para variar o cardápio.
Se você deseja conhecer opções saudáveis e saborosas para incrementar sua dieta, conheça nossos produtos.
Deixe um comentário