A alimentação à base de vegetais é uma ótima forma de diminuir o colesterol.
Especialmente por ter alguns alimentos naturais indicados para reduzir o nível de colesterol no sangue, quanto mais saudável for a dieta, melhor é para o corpo humano.
Frituras, sal, açúcar e carboidratos são grandes vilões do colesterol, então evitar o consumo destes ingredientes e focar em uma dieta mais saudável é o caminho para diminuir o colesterol.
Primeiro é importante você saber que todos alimentos de origem vegetal são livres de colesterol, pois esse é um tipo de gordura de origem animal.
Consumir menos a cada refeição e dividi-las em mais vezes durante o dia também é uma tática interessante para que o seu corpo elimine o colesterol de maneira mais rápida.
A variação das comidas que você ingere também é um ponto importante para uma dieta saudável. Procure diversificar seus pratos a cada refeição.
Outro segredo é manter uma ingestão adequada de líquidos para que o intestino funcione corretamente.
Alimentos cozidos, grelhados e assados são naturalmente mais aconselhados do que fritos, então opte por eles em sua busca pela redução do colesterol.
Uma coisa que engana muitas pessoas é o consumo de produtos diet e light.
Porém, é preciso que você entenda a diferença dessas nomenclaturas para consumir o que realmente ajudará em sua dieta.
O produto diet é aquele que não tem um nutriente específico, na maioria dos casos o açúcar.
O fato é que não é por ser diet que esse alimento possui redução significativa na quantidade de calorias. Por isso, é importante atentar-se na hora de consumi-los.
Já o light é o que sofreu redução de pelo menos 25% em alguns de seus nutrientes ou ainda na quantidade total de suas calorias em comparação a um alimento convencional.
O nutriente, assim como sua quantidade que será reduzida, é definido por cada fabricante.
Existe, por exemplo, o iogurte light com 0% de gordura e 0% de açúcar.
O mais indicado é que você observe com muita atenção os rótulos dos produtos.
Dessa forma, você garante que aquele alimento é adequado exatamente para suas necessidades nutricionais.
A dúvida que fica é: quais são os alimentos que devem ser evitados em uma dieta que auxilie na redução do colesterol?
O leite integral tem bastante gordura, a coalhada gorda ou queijos gordos, que geralmente são os amarelos, também são indicações para você passar longe.
O torresmo, o toucinho, bacon, salames, presunto, linguiça, apresuntado, salsicha, mortadela, lombinho, e até os outros embutidos não são opções interessantes para compor o seu cardápio.
Tem ainda a carne de porco (pernil, lombo) e outras carnes gordas tais como cupim e picanha que possuem muita gordura e devem ser evitadas.
Também os miúdos como rim, coração, miolo e fígado não devem fazer parte de sua dieta em busca da redução do colesterol.
Frituras, como já imaginado, não são indicadas e nem creme de ovos ou maionese.
Os produtos naturais e plant based são os mais indicados.
As leguminosas indicadas são ervilhas, lentilha e feijão também com pouco óleo durante o preparo e os cereais como pães e bolachas devem ser integrais.
Aveia e semente de linhaça são opções interessantes, esta segunda deve ser consumida em uma mistura imediatamente.
A maioria das frutas e vegetais possuem baixa quantidade de gordura, excluindo o abacate e o coco.
Elimine a manteiga, óleo, molhos à base de creme de leite ou maionese ao preparar vegetais. Prefira usar uma panela que cozinhe no vapor ou ainda grelhar.
Prefira usar óleo de canola ou azeite de oliva no preparo dos alimentos, e na quantidade mínima.
Não use manteiga, óleo de coco ou de amendoim, banha de porco e fuja das frituras, assim você terá uma dieta saudável.
O primeiro motivo para manter uma dieta plant based é que ela pode ser ideal para manter o seu coração saudável por mais tempo, especialmente se você diminuir o consumo de carne e aumentar o de vegetais.
Outro ponto interessante é que ela pode reduzir a pressão arterial e, como foco deste artigo, melhorar o seu colesterol.
Pode também auxiliar na prevenção da diabetes tipo 2 e te ajudar a perder peso. Isso porque ao trocar uma dieta rica em carne por uma plant based, você consome mais vegetais que são relativamente baixos no índice glicêmico.
E tem ainda o ponto que as frutas contêm fibrose e antioxidantes que auxiliam na extensão da saciedade.
Consumir produtos naturais também auxilia na minimização do risco de acidente vascular cerebral, pois o risco é aumentado com a pressão alta, diabetes, doença cardíaca ou peso acima do recomendado.
O seu cérebro também ganha com essa dieta, já que podem retardar a progressão de doenças como Alzheimer.
O risco de câncer também é reduzido ao optar por uma dieta plant based, pois o consumo de fibras, vitaminas, fitoquímicos e minerais vêm dos grãos, vegetais, frutas, feijão e sementes.
E, como se não fossem motivos suficientes, contar com mais vegetais e frutas em sua alimentação te ajuda a prolongar a sua vida.
Por reduzir o risco das causas de mortalidade, este tipo de dieta literalmente te ajuda a viver mais!
E a Vida Veg te ajuda a ter uma alimentação saudável. Conheça nossos produtos.
Deixe um comentário