Nós sabemos que consumir produtos veganos, bem como se tornar praticante do veganismo, está muito além de mudar apenas os hábitos alimentares.
Sim, a mudança na alimentação representa uma boa parte dessa filosofia de vida, mas a questão vai bem mais além.
Por se tratar de um tema muito mais abrangente, o veganismo influencia diversos aspectos da vida de quem o pratica, mas também da vida das pessoas ao seu redor e também do meio-ambiente.
Ainda que exerça influência em diversos aspectos da rotina de quem é adepto e também da sociedade de forma geral, muitas pessoas ainda não têm noção de como o veganismo pode transformar o mundo para melhor.
Pensando em trazer algumas informações sobre este assunto e também esclarecer algumas dúvidas, preparamos este artigo.
Nos últimos anos, muito tem se falado a respeito dos impactos da indústria, da pecuária e do consumo de carne na natureza e você pode estar se perguntando: o que o consumo de produtos veganos mudaria nesse cenário?
Veja algumas informações e entenda.
Diversos estudos e pesquisas vêm sendo realizados para demonstrar o impacto negativo que este comportamento tem no dia a dia das pessoas.
Uma dessas pesquisas, realizada pela Universidade de Oxford, diz que o consumo de produtos de origem animal tem impactos negativos no meio-ambiente.
Esses impactos podem ser percebidos de diversas maneiras, no desmatamento, no desperdício ou consumo exagerado de água, no uso desmedido dos recursos naturais etc.
Desta forma, pessoas que têm o veganismo como filosofia de vida, têm ainda mais motivos para consumir produtos veganos e lutar pela causa.
Isso porque o veganismo vai muito além de parar de consumir carne e derivados; esta é uma filosofia de vida.
Nesta filosofia, produtos de origem animal são banidos da vida da pessoa de forma geral.
Assim, além de consumir produtos veganos e manter uma dieta rica em vegetais, os veganos também investem em diversos produtos naturais.
Desta forma, não usam roupas, calçados, cosméticos ou qualquer outro item que tenha origem animal ou seja testado em animais.
Ainda falando sobre os dados da pesquisa citada acima, há informações de que pelo menos 75% do uso de terras seria reduzido se as pessoas parassem de consumir carne e derivados do leite.
Não há dúvidas de que a maior parte da população mundial tem uma dieta baseada no consumo de carne, leite, ovos, queijo etc. Por isso, a demanda na produção desses alimentos e na criação de gado é altíssima.
O que faz com que todo esse volume de terras seja ocupado com essa finalidade.
Pode parecer que a mudança na alimentação e estilo de vida de uma pessoa não fará diferença no fim das contas.
Porém, ainda que indiretamente, o consumo de produtos veganos contribui para a preservação de florestas, mares e rios, além de diminuir os gases que causam o efeito estufa.
Visto que as queimadas nas florestas e a derrubada de árvores para transformar estes espaços em pastos é um problema grave.
A ONU divulgou dados que informam que a pecuária é uma das maiores responsáveis pelo consumo de água.
Cerca de 70% desse recurso natural é consumido por esta indústria, o que nos mostra números alarmantes.
E nem é preciso zerar o consumo de água dessa indústria para ver a diferença na qualidade de vida da população mundial.
Existem estimativas que mostram que, se apenas 10% desse total de água utilizado pela pecuária fosse reduzido, seria possível levar água a toda a população mundial por duas vezes.
Assim, é possível se ter uma melhor ideia do impacto do consumo de carne no dia a dia do ser humano.
Por isso, a procura por produtos veganos tem crescido a olhos vistos.
Até mesmo pessoas que não aboliram o consumo total de carne de sua alimentação tem buscado pelo menos diminuir o consumo.
O que chega a quase 30% de pessoas que diminuíram a ingestão de carnes em suas dietas.
Outro ponto que influencia a decisão que se opta pelo veganismo é que a quantidade de grãos cultivados para alimentar animais que serão abatidos para consumo é exorbitante.
Com essa quantidade de grãos seria possível acabar com a fome no planeta.
Isso porque, de acordo com dados divulgados nas pesquisas citadas acima, mais da metade de todos os grãos produzidos no mundo não são para consumo humano, mas sim para alimentar animais que serão abatidos.
Nos últimos tempos muito tem se falado sobre o desmatamento, principalmente na Amazônia. No Brasil, sua principal causa é a agropecuária.
Com base nessas informações, é possível entender os impactos que o consumo de produtos veganos pode ter na natureza e na vida de milhões de pessoas.
A consciência diante dessas informações têm chegado a cada vez mais pessoas, visto que atualmente existem 7,6 milhões de vegetarianos no Brasil e boa parte dessas pessoas também são veganas.
Sabemos que muitas pessoas vêm analisando e estudando a possibilidade de consumir produtos veganos e zerar o consumo de carne, peixe, ovos, leite e derivados.
No entanto, um dos empecilhos para essa mudança de vida é a falta de informação.
Visto que, para muitos, iniciar uma dieta à base de produtos naturais deixaria suas refeições sem graça e pobre em nutrientes.
Ambas as afirmações são inverdades.
É cada dia mais possível comer alimentos gostosos, com textura, saudáveis e produzidos de acordo com sustentabilidade.
Além disso, sempre há opções de feiras-livres onde pequenos produtores orgânicos vendem seus vegetais e demais produtos veganos.
A dieta de quem é vegano pode e deve ser diversificada, gostosa e acima de tudo consciente.
Com um pouco de pesquisa, é possível encontrar marcas que fabricam produtos veganos com excelência.
Se na sua cidade ou bairro não é possível encontrar tais produtos, saiba que hoje em dia, através da internet, é possível adquirir uma dieta rica em produtos naturais.
Assim, além de contribuir para a sua saúde e bem-estar, você também está contribuindo para que haja menos desmatamento, menos desperdício de água, menos poluição e menos crueldade animal.
Para adquirir produtos veganos, conhecer receitas saborosas ou saber mais sobre o veganismo, entre em nossa loja online.
Deixe um comentário