Normalmente, quando
preparamos um alimento como arroz ou mesmo um feijão, é comum o refogarmos com alho, além de outros ingredientes. O problema é que nem sempre os tipos de óleos usado para esses preparos é o mais apropriado para uma alimentação.De fato, todos são extraídos de flores, sementes ou frutas, e podem parecer que são iguais. Contudo, há diferenças na utilização de cada um. É extremamente importante observar esse consumo e escolher a opção mais saudável, inclusive se você deseja começar uma
alimentação vegana.Pensando justamente nisso, fizemos esta lista com os principais
tipos de óleo vegetal. Falaremos sobre as suas características e benefícios, além das maneiras de usar cada um deles. Continue lendo para não errar mais na hora da compra!
1. Girassol
O óleo de girassol tem vitamina E e é um ótimo antioxidante, capaz de retardar o envelhecimento precoce das células e do organismo. Também é responsável pela redução das doenças cardiovasculares e do colesterol, além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunitário. Por tudo isso, ele pode ser usado para frituras.Além desses benefícios cardiovasculares, o óleo de girassol ainda oferece outras vantagens para a saúde, especialmente na prevenção de:
- asma;
- câncer de cólon;
- artrite;
- infecções em crianças, entre outros.
2. Canola
O óleo de canola tem um sabor neutro e também é indicado para frituras. Contudo, como se trata de um óleo nobre, seu preço é um pouco elevado se comparado aos demais.O que o torna tão exclusivo é que ele tem o menor teor de gordura saturada. Ao mesmo tempo, é rico em mono e polinsaturadas, que auxiliam a prevenir níveis elevados de gorduras no sangue, causadores de triglicérides e colesterol. Entre as vantagens de usar o óleo de canola, ainda podemos citar:
- alto valor nutricional;
- fortalecimento da saúde óssea;
- melhora da saúde cardiovascular;
- ajuda a prevenção de diabetes.
3. Coco
O óleo de coco oferece diversos benefícios à saúde. Em primeiro lugar, ele é rico em ácidos graxos, antioxidantes e vitaminas. Além disso, pode ser usado tanto em comidas frias como em frituras, e, por ter uma alta concentração de gordura saturada, ainda tem muita resistência a temperaturas altas.Destacam-se ainda os seguintes benefícios:
- melhora a imunidade;
- evita a prisão de ventre;
- traz saciedade;
- ajuda a controlar o colesterol.
4. Azeite de oliva
Este é um dos
tipos de óleo mais usado por várias pessoas. Além de ser saboroso, o azeite fortalece a saúde do coração, pois tem um alto teor de ácidos monoinsaturados, além de vitamina E.É bom dizer, no entanto, que embora muitas pessoas usem-no para fritar um filé de frango, por exemplo, esse óleo não é recomendado para temperaturas elevadas, pois “queima” com maior facilidade. Por outro lado, é uma ótima alternativa para pratos frios e saladas! Inclusive, se você deseja começar uma
nutrição vegana, pode optar por esse óleo.Quando falamos de uma alimentação saudável, o tipo extravirgem é, sem dúvidas, o melhor azeite, pois é puro e extraído apenas das azeitonas — ou seja, não contém misturas com outros óleos. Aliás, atenção: atualmente, o azeite é um dos produtos mais falsificados do mundo. Quando for comprá-lo, procure uma marca confiável.Entre as vantagens do azeite de oliva para a saúde estão:
- ação anti-inflamatória;
- redução do colesterol;
- auxílio à absorvição das vitaminas A, D e K;
- prevenção de doenças degenerativas e câncer.
5. Milho
Fonte de ômega 6 e ácido graxo, o óleo de milho é uma boa opção para culinária de forma geral. Além do seu baixo teor de gorduras saturadas, ele também tem sabor neutro. Atualmente, é muito usado na cozinha para preparar doces e massas, por isso, é o mais querido entre os confeiteiros.Suas principais vantagens são:
- combate o envelhecimento;
- melhora a atividade do intestino, vesícula e fígado;
- mantém os níveis de colesterol adequados.
6. Soja
Este é um dos óleos mais utilizados no mundo, indicado para cozinhar e grelhar. Tem vitamina E, além de ácidos polinsaturados e do ácido linoleico, nutriente que auxilia o bom funcionamento do sistema nervoso. Podemos ainda citar como benefícios do óleo de soja:
- fortalecimento dos ossos;
- redução dos níveis de triglicerídeos;
- combate de doenças cardiovasculares e arritmia, entre outros.
Bom, agora que você já sabe quais são os benefícios do óleo vegetal e as propriedades de cada um dos
tipos de óleo, ficou mais fácil de escolher, não é mesmo? Tenha essas dicas em mente e veja qual é a melhor opção para a sua alimentação!Além disso, se você gostou do nosso conteúdo e está buscando uma alimentação mais saudável, que tal aprender um pouco mais? Confira também estas
5 dicas essenciais para uma alimentação vegana saudável!
Jamais o óleo de canola deveria constar aqui, e muito menos antes do azeite. De soja tbm não. O azeite, óleo de côco e girassol em última instância.
Dizer q o óleo de canola é um óleo nobre?! Só se for nobre nos malefícios. 😓
Óleo de canola nem é Óleo é feito quimicamente a partir da colza.O Óleo mais cancerígeno que existe
E o Óleo de soja é estrogênico e o refinado só tem ômega 6 e é inflamatório. Me desculpe,mas quem publicou isso deve rer plantação de soja.