22 de Abril – Dia da Terra

Hoje, não resta dúvidas de que os recursos oferecidos pelo nosso planeta estão se tornando cada vez mais escassos. As catástrofes ambientais, queimadas, desmatamento, mudanças climáticas estão aí para nos mostrar que alguma coisa está fora da ordem.


Comemorado anualmente, o Dia da Terra mobiliza organizações e autoridades do mundo todo para debaterem temas acerca do nosso planeta, objetivando o cuidado com meio
ambiente e preservação dos nossos recursos naturais.

Para você ter uma ideia da importância do Dia Mundial do Planeta Terra, trouxemos alguns fatos importantes:

1. O movimento começou nos EUA, depois de um grande vazamento de óleo na Califórnia. O protesto ambiental foi criado e liderado, nos anos 1970, pelo senador
estadunidense e ativista ambiental, Gaylord Nelson.


2. A partir dele, a ecologia começou a ganhar relevância dando origem a muitas outras conferências, a exemplo a de Estocolmo, realizada em 1972.


3. Na ocasião, 25% dos manifestantes reivindicavam a instauração de políticas ambientais, criada e aprovada pelo presidente, na época, Richard Nixon.


4. Duas décadas se passaram, e em 1990, a data passou a ser celebrada mundialmente, com a participação de 141 nações.


5. Nos anos 2000, o encontro contou com a participação de 184 países e apoio de mais 5 mil organizações ambientais.


6. Em 2009, em comemoração à data, a Disney lançou o documentário Earth, que trouxe além dos temas ambientais, a migração dos animais no mundo.


7. No Afeganistão, em 2011, para festejar o Dia da Terra, foram plantadas aproximadamente 28 milhões de árvores.


8. No ano de 2012, mais de 100 mil chineses andaram de bike com o intuito de estimular as pessoas a economizar combustível e reduzir a emissão de CO2.


9. O Dia da Terra, de 2016, teve como tema principal as árvores e a meta era plantar 7,8 bilhões de espécies pelos próximos cinco anos.


10. A Carta da Terra surgiu durante a convenção da Rio-92, como forma de estimular as pessoas ao redor do mundo a adotarem novos hábitos para o futuro do planeta. O
documento foi legitimado em 2000, abordando assuntos como: direitos humanos, democracia, diversidade, desenvolvimento econômico e sustentável, erradicação da
pobreza e paz mundial.


Tá afim de celebrar a data, mas não tem ideia do que fazer?

Listamos algumas ações, que embora pequenas são de grande importância para o meio ambiente.

1. Adote a segunda sem carne: reduza o consumo de alimentos de origem animal e processados.


2. Consuma apenas o necessário: além de economizar, você evita aqueles acúmulos desnecessários. Sempre se questione: será que eu preciso?

3. De olho no seu lixo: separe os resíduos, metais, plásticos, papéis e papelão, madeira, vidros, pilhas e baterias, lixo orgânico e resíduos sólidos
que não são recicláveis.


4. O dia sem carro: eles são grandes poluentes, sempre que possível utilize o transporte público, carona, bike e se o trajeto for curto, nada como uma boa caminhada.


5. Diminua o consumo de água e energia: evite banhos demorados, reutilize a água da máquina de lavar, armazene a água da chuva para lavar a calçada. Tire os eletrônicos da tomada quando estiverem em desuso. Invista em lâmpadas que economizam energia ao invés das incandescentes.

Essas dicas são fáceis de colocar em prática no dia a dia e podem ser compartilhadas com as pessoas à sua volta. Se cada um fizer a sua parte, todos saem ganhando, principalmente o nosso planeta.


Uma outra iniciativa que vem ganhando cada vez mais espaço na vida urbana é o cultivo de  horta em casa. Com a pandemia e o período de isolamento, ter a natureza por perto se
tornou o sonho de consumo de muita gente. E continua, viu?!


Se você deseja desfrutar desse privilégio, trouxemos o passo a passo de como ter seu cantinho verde. Olha só:


1. A falta de espaço não é mais desculpa: Pode ser em um lugar reservado na área de serviço, na varanda e na própria cozinha.


2. Lá vem o sol: Para suas hortaliças crescerem lindas e saudáveis é importante que o espaço receba luz natural. Algumas plantas necessitam de sol pleno, aproximadamente 8 horas de exposição. Antes de começar, defina qual o melhor lugar. Quanto menos ensolarado o local, mais restrita será a variedade de temperos. Então leve em consideração isso na hora da escolha.


3. Semente ou muda: as sementes permitem acompanhar todo ciclo da planta, além de mais frágeis, necessitam de mais atenção. As mudas são mais fáceis de cuidar e o ponto de colheita costuma ser mais rápido.


4. Entre ervas e temperos: Se você é iniciante e não leva o menor jeito, se informe sobre o tempo de vida da sua plantinha. Aposte no alecrim, hortelã, manjericão, sálvia, cebolinha, tomilho, orégano e até o capim-limão.


5. Com que vaso eu vou: Tá liberado jardineiras, jardim vertical, garrafa pet e caixotes de madeira. Caso queira plantar várias espécies em um único vaso, opte por um modelo com aproximadamente um palmo de altura.


6. Bora botar a mão na terra: Esse passo a passo vale pra tudo o que você quiser plantar. Faça uma camada de drenagem, começando com alguns furos no fundo do vaso, complete com pedra e argila expandida. Na sequência, cubra com uma manta de drenagem, preencha com uma camada fina de terra, misturado com substrato e uma colher de chá de adubo orgânico.

Depois, acomode os torrões das plantas e cubra com mais terra. A planta deve ficar
dois dedos abaixo da borda do vaso. Finalize com uma camada protetora de cascas de árvore e regue com água. Para saber quando regar novamente, coloque a ponta do dedo pra saber se a terra está seca ou úmida. Se o dedo sair limpinho tá na hora de regar. Prontinho!


Nada se compara a satisfação de colher e consumir o que se planta, não é mesmo?!


Aproveite para incrementar as suas receitas, adicionando temperos naturais e fresquinhos. O sabor da comida muda e a sua casa vai ficar toda aromática.

  • Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Super fresco e saboroso! A combinação perfeita!🤩💚 📝 Ingredientes  • 1 bague…
  • Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano de copinho com creme de damasco Fala VegLover! Fiquei sabe…
  • Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano Sim, o natal é mesmo a melhor época do ano🎄! E para celebrá-lo …
  • Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico e Vegano  Aqui vai mais uma opção saborosa para inici…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Vida Veg. Todos os Direitos Reservados - By Next4.