Comemorado anualmente, o Dia Nacional dos Animais, foi organizado por entidades em prol dos animais há cerca de 19 anos. A data nos convida a refletir sobre a importância de assegurar o direito a uma vida digna, respeito e bem-estar de todas as formas de vida existentes no nosso planeta. Esse chamado é urgente tendo em vista os maus tratos, abandonos a que os animais são submetidos, além da exploração em diversas indústrias até ameaças ambientais que afetam diretamente a preservação de seus habitats naturais.A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, foi instituída em 1977 pela Liga Internacional dos Direitos dos Animais e traz 10 premissas, são elas:Todos os animais têm o mesmo direito à vida;
Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção dos humanos;
Nenhum animal deve ser maltratado;
Todos os animais selvagens têm o direito de viver livremente no habitat;
O animal que o humano escolher para companheiro nunca deve ser abandonado;
Nenhum animal deve ser usado em experiências que causem dor;
Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida;
A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais;
Os direitos dos animais devem ser defendidos por lei;
Os humanos devem ser educados para observar, respeitar e compreender os animais desde a infância.
E como fazer valer esses direitos? Criando um mundo mais ético e sustentável para todos os habitantes do nosso planeta. Reafirmando nosso compromisso coletivo, encorajando a participação em atividades que promovam a conscientização, tratamento ético, segurança e qualidade de vida dos animais. O veganismo tem como premissa o respeito com os animais, excluindo totalmente tudo o que venha origem animal como alimentos, roupas, calçados, móveis e cosméticos testados em animais. Por isso, que os veganos são tão atentos aos rótulos, pois alguns ingredientes podem ser mascarados em produtos aparentemente vegetais. São eles:
Ácido láctico: Extraído do leite e muito usado para aumentar a durabilidade dos produtos e controlar o desenvolvimento de bactérias. No universo plant-based, ele é obtido por meio da fermentação de amido de milho, de bagaço da cana-de-açúcar ou do açúcar de beterraba.
Albumina: Proteína extraída da clara do ovo, queridinha pelos atletas que desejam ganhar massa muscular. É muito comum encontrá-la em pó para ser consumida como Shake. É preferível evitar, a menos que haja indicação de que é uma proteína de origem vegetal.Aroma natural: O fato de ser “natural” não quer dizer que não tenha origem animal. Por exemplo, o aroma natural de baunilha pode ser extraído de secreções de glândulas que os castores têm junto ao ânus, chamada de castóreo.Carmim/ácido carmínico: Utilizado como corante, para dar tom vermelho a alimentos, tintas, roupas e cosméticos. É extraído de um inseto chamado cochonilha, que é esmagado para que se extraia a cor.Gelatina: É muito comum no dia a dia, principalmente de crianças. Ela é produzida a partir de ossos e ligamentos dos animais.Glicerina: Muito usada em cosméticos. Ela pode ter origem tanto vegetal (sintética) quanto animal. Sua extração é feita a partir de gordura animal. O indicado é checar as informações do rótulo.Vitamina B12: Pode ser derivada de animal quanto vegetal. Seu consumo se dá por meio da ingestão de carne e derivados animais. Contudo, é possível extrair a vitamina, sem exploração animal, por meio do levedo de cerveja e das algas marinhas, que são inseridos como suplementação em alimentos veganos.Vida Veg é bom pra todo mundo:Nosso compromisso é expandir nosso leque de opções vegetais, proporcionando escolhas nutritivas e saborosas para veganos e não veganos. Investimos fortemente em inovação, desenvolvendo uma variedade de produtos que atendam às necessidades da vida moderna, com foco no bem-estar e proteção dos animais e na construção de um futuro mais consciente.Causas que apoiamos:
Instituto Clélia Angelon: surgiu em 2006, sustentado em um tripé: defesa dos direitos humanos, defesa dos animais e preservação do meio ambiente. Com o propósito de construir um relacionamento de afeto, compromisso e responsabilidade entre esses três elementos. Desenvolve, cria e apoia projetos que estejam ligados a essas causas sempre, potencializando o respeito e a igualdade através do veganismo.
Parque Francisco de Assis de Proteção Animal: Situado em Lavras (MG), acolhe cães abandonados, proporcionando cuidados de saúde, castrações, vermifugações e encaminhamentos para adoções.Sete fatos surpreendentes que mostram que o veganismo beneficia os animais
Minimiza o Consumo de Insetos: Muitos produtos de origem animal, como corantes alimentares, podem conter insetos triturados.
Salvaguarda Espécies Marinhas: Ao optar por uma dieta vegana, você contribui com a proteção dos oceanos e de diversas espécies aquáticas.
Preserva a Biodiversidade e Habitats Naturais: A produção agrícola para alimentar animais de criação acaba causando danos aos habitats naturais, reduzindo a diversidade de espécies.
Diminui Atropelamentos: O transporte e a expansão das áreas de pastagem resultam na morte de muitos animais. Optar por uma alimentação à base de vegetais colabora para a segurança dos animais selvagens.
Reduz a Poluição Atmosférica: A produção animal emite gases poluentes que afetam a qualidade do ar.
Equilíbrio dos Ecossistemas: A necessidade de matar animais considerados “pragas” é reduzida permitindo que os predadores naturais desempenhem seu papel no equilíbrio dos ecossistemas.
Menos Caça Indireta: Para proteger plantações, muitos animais são ameaçados e acabam sendo mortos.
Vem com a Vida Veg, celebrar o Dia Nacional dos Animais, juntos podemos fazer a diferença para a construção de um mundo mais seguro, respeitoso e acolhedor para os nossos amigos de quatro patas. Conheça a nossa variedade de produtos e encontre as lojas físicas e on-line, mais próximas, acessando: Onde Encontrar.
Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas
Super fresco e saboroso! A combinação perfeita!🤩💚
📝 Ingredientes
• 1 bague…
Cheesecake Vegano
Cheesecake Vegano de copinho com creme de damasco
Fala VegLover! Fiquei sabe…
Pudim Vegano de Natal
Pudim Vegano
Sim, o natal é mesmo a melhor época do ano🎄! E para celebrá-lo …
Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!
Pudim de Chia Proteico e Vegano
Aqui vai mais uma opção saborosa para inici…
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.