Veganismo: Conscientização, Engajamento e Transformação!

A caminhada em direção ao veganismo teve início no século passado, mais precisamente em 1944, quando Donald Watson, sua esposa Dorothy e cinco amigos decidiram criar a The Vegan Society. 

 

Fundada no mês de novembro, essa sociedade nasceu com a missão de disseminar uma filosofia de vida em prol à liberdade e no respeito pelos animais.  

 

O termo “vegano” também surgiu desses visionários, que sentiram a necessidade de criar uma palavra que expressasse o compromisso com as causas ambientais e animais. O reconhecimento oficial do Mês Mundial do Veganismo, em de novembro, aconteceu décadas mais tarde, com o 50º aniversário da fundação da associação.

 

Com base nessa introdução, fica evidente que o movimento vegano não é recente, indicando que a preocupação com as questões ambientais e animais  sempre existiu. Se Donald, Dorothy e seus amigos estivessem vivos, certamente ficariam orgulhosos com o crescimento global do veganismo. 

 

Apresentamos essa história para reforçar que nenhum esforço em favor de um objetivo é em vão; mesmo as pequenas ações podem ter um impacto significativo no coletivo. Para a Vida Veg, essa celebração tem gosto de conscientização, mudança e atitude. 

 

Ao optarmos por uma alimentação livre de produtos de origem animal, estamos apostando em uma sociedade mais empática e na busca por um equilíbrio planetário. Além disso, garantimos a defesa dos direitos dos animais. Por último, mas não menos importante, ao fazermos escolhas alimentares saudáveis, estamos  cuidando do nosso próprio bem-estar. 

 

Não é por acaso que, neste mês, veganos, associações, defensores dos direitos dos animais se unem para compartilhar histórias inspiradoras, conteúdo educativo e muita informação para desmistificar o que se diz por aí acerca do tema. Inclusive, o nosso Blog foi criado com o propósito de esclarecer, engajar e apresentar as últimas tendências e novidades do setor plant based, além de mostrar nossos mais recentes lançamentos.  

 

Com toda certeza, adotar uma alimentação vegana é uma escolha que só traz benefícios. É um cuidado com o planeta, com os animais e, claro, com a nossa própria saúde. 

 

O planeta se beneficia com: 

  1. Redução da Pegada de Carbono: E, consequentemente, o desaceleramento do aquecimento global e das mudanças climáticas. 
  2. Preservação da Biodiversidade: A agricultura intensiva da produção de carne bovina coloca em risco os ecossistemas e a diversidade das espécies.
  3. Economia de Recursos Hídricos: A produção de carne consome uma quantidade imensa de água, seja para criação ou plantação de alimentos para os bichinhos. 
  4. Diminuição do Desmatamento das Florestas:  A dieta à base de plantas reduz essa prática danosa, contribuindo efetivamente para a preservação das matas.
  5. Declínio da Poluição da Água e do Solo: decorrente do uso desmedido de fertilizantes e resíduos animais pela indústria pecuária. 

Os animais se beneficiam com:

  1. Minimização do Sofrimento Animal: Ao reduzir o consumo de produtos de origem animal, você diz não às condições desumanas a que esses animais são submetidos. 
  2. Valorização da Vida: Empatia e atitude têm tudo a ver com o veganismo; ao aderir a esse estilo de vida, você se posiciona contra a criação e ao abate de animais.
  3. Evita a Destruição de Habitats Naturais: A criação de animais contribui para a destruição de habitats naturais e para a redução da variedade de espécies. 
  4. Diminuição do Uso de Antibióticos: Esse tipo de medicamento é usado em animais para prevenir doenças em condições superlotadas, colocando em risco a resistência antimicrobiana.
  5. Propagação do Respeito aos Direitos Animais: O veganismo abre os olhos para a conscientização e a importância de tratar os animais com mais dignidade e compaixão. 

As pessoas se beneficiam com:

  1. Uma alimentação natural: rica em frutas, vegetais, grãos integrais e leguminosas, sendo livre de gorduras saturadas e colesterol animal. 
  2. Manutenção do peso: É uma excelente alternativa para quem busca uma dieta com baixas calorias e gorduras e ricas em fibras. 
  3. Poderoso antioxidante natural: Contribui para a redução do risco de câncer do cólon, mama e próstata.
  4. Dá-lhe fibras: A alimentação à base de vegetais não só melhora a digestão, mas também promove a saúde intestinal. 
  5. Aprende a fazer boas escolhas: Quem é adepto a esse tipo de alimentação, incorpora automaticamente hábitos mais saudáveis, e isso também é uma forma de autocuidado. 
  •  

Hoje, celebramos todos aqueles que abraçam o veganismo, demonstrando, por meio de suas atitudes, que é possível tornar o mundo melhor, mais ético, mais sustentável e solidário. Continuamos unidos, cumprindo a nossa parte, conscientes de que nossas escolhas impactam, tanto na cozinha quanto no consumo. 

Por isso, convidamos você a explorar mais sobre o veganismo, experimentar os produtos à base de plantas. A gente garante que será uma surpresa deliciosamente agradável. 

Aproveite agora para conhecer nossa linha de produtos e encontrar as lojas físicas e on-line mais próximas, acessando o nosso site: Onde Encontrar.

  • Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Bruschettas de abobrinha marinada e creme de castanhas

    Super fresco e saboroso! A combinação perfeita!🤩💚 📝 Ingredientes  • 1 bague…
  • Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano

    Cheesecake Vegano de copinho com creme de damasco Fala VegLover! Fiquei sabe…
  • Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano de Natal

    Pudim Vegano Sim, o natal é mesmo a melhor época do ano🎄! E para celebrá-lo …
  • Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico, sua opção de sobremesa no verão!

    Pudim de Chia Proteico e Vegano  Aqui vai mais uma opção saborosa para inici…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Vida Veg. Todos os Direitos Reservados - By Next4.