Você já deve ter ouvido falar que somos os únicos mamíferos que tomam leite a vida inteira. Talvez isso explique porque muita gente não resiste a um copo da bebida pela manhã, com café, achocolatado ou até puro.
A real é que o leite é o protagonista na rotina alimentar de muitas famílias e nas mais diferentes versões: integral, desnatado, semidesnatado, sem lactose, com ou sem sabor. Sem falar nos seus derivados, iogurtes, queijos, manteigas e por aí vai.
Embora o leite vegetal pareça uma tendência, ele já existe há um bom tempo, viu?! E surgiu como alternativa para quem é intolerante à lactose e alérgico à proteína do leite. E agora, são os queridinhos do pessoal adepto à filosofia vegetariana e vegana, como forma de reduzir o consumo de alimentos de origem animal.
O leite vegetal é a bebida que, no momento, vem ganhando cada vez mais espaço nas gôndolas de supermercados, padarias, mercearias, mercadinhos de bairro e afins. E repare, ao contrário do leite de vaca, as possibilidades aqui são inúmeras. Todas igualmente saborosas e altamente saudáveis, mudando apenas o ingrediente usado para produção.
O mais popular é o leite de soja, mas atualmente temos à base de castanha, amêndoa, gergelim, coco, amendoim, aveia, arroz, castanha de caju, macadâmia, quinoa e até semente de melão. Tem quem prefira prepará-los em casa ou consumir pronto.
Confessa, mais versátil impossível! E com lugar de destaque na mesa do café da manhã, no preparo de vitaminas, bolos, doces e salgados e na alta gastronomia.
Se você gosta muito da bebida, mas ainda não se sente pronto para migrar do leite de vaca para o leite vegano. Fica tranquilo!
Listamos aqui cinco razões pelas quais o leite vegetal é uma escolha inteligente.
Cálcio: importante para a saúde dos ossos e prevenção da osteoporose. Contudo, já existem no mercado leites vegetais enriquecidos com esse nutriente, aposte nas opções que tenham pelo menos 120 mg de cálcio por 100 ml.
Vitamina B12: indispensável para o funcionamento do sistema nervoso, formação dos neurônios e fortalecimento do sistema imunológico. No caso, dos leites vegetais, algumas marcas já possuem essa vitamina, a exemplo da Linha Vida Veg.
Restrição alimentar: embora seja feito à base de grão e oleaginosas, existem pessoas alérgicas ou intolerantes ao glúten e alguns ingredientes usados: amendoim, castanhas, nozes e soja.
Rótulo da embalagem: mesmo sendo uma bebida saudável, algumas marcas usam aditivos como açúcares, adoçantes, aromatizantes, corantes, entre outros. Então é importante consultar a tabela nutricional, que traz as propriedades do alimento. E fica a dica: quanto menos ingredientes, melhor.
Agora que você já está por dentro desse universo dos leites à base de vegetais, acredito que fica mais fácil escolher. Que tal começar pelo Leite Vegetal VegMilk da Vida Veg? E vamos te dizer o porquê!
Tá vendo?! A Linha Vegetal VegMilk tem tudo o que você precisa pra começar a sua substituição de forma tranquila e sem drama. Aproveita e experimenta, os nossos queijos veganos, manteigas, cremes, iogurtes e requeijão. Você vai se surpreender.
Confira as lojas físicas e online mais próximas acessando nosso site: Onde encontrar.
Deixe um comentário